Pesquisadores brasileiros debatem na França Darcy Ribeiro e religião
A Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França (APEB-Fr) debate na quinta-feira, dia 4, às 20h, na Cafeteria da Maison du Brésil, em Paris, a obra do antropólogo Darcy Ribeiro. O Café de Ideias terá como debatedor Moisés Abdon Coppe, doutorando na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e do Instituto Protestante de Teologia (IPT), da França. A APEB-Fr é integrada por estudantes e bolsistas de várias universidades brasileiras, incluindo a Universidade Federal de Santa Catarina e instituições como a Capes e CNPq.
“A sexta-lança de Darcy Ribeiro: a religião dos brasileiros”, título do terceiro debate da Apeb, aprofundará a Teoria da Cultura do paradigmático intelectual brasileiro, cuja leitura, conforme adianta o debatedor, permite a ampliação da compreensão do fenômeno religioso.
De fato, sublinha Coppe, “no pensamento de estilo camaleônico de Darcy Ribeiro, encontramos múltiplas janelas abertas que nos apresentam outra lógica”. Ao final das contas, o pensador dirime a reflexão em torno da religião em uma perspectiva crítica que acaba “pondo em xeque a pretensa oficialidade das principais religiões”.
A partir da obra do antropólogo, autor de obras como O Mulo e O Povo brasileiro, entre outros clássicos, o debatedor pretende apontar o que seria a religião “bricolada” dos brasileiros.
– Optamos pela expressão bricolagem, pois ela sempre denota uma certa noção de acabamento provisório. Moisés defenderá no Café de Ideias a noção de bricolagem como uma das expressões que melhor caracterizam o perfil da religião dos brasileiros. O pesquisador espera abrir novas janelas à leitura sobre o modo como vivenciamos nossas experiências religiosas.
O Café de Ideias não possui um formato acadêmico. Constitui-se de um espaço livre e informal para divulgar projetos, pesquisas e iniciativas coletivas e singulares de pesquisadores brasileiros na França. A
Mais informações sobre o encontro http://www.apebfr.org/blog/
lothmoa@gmail.com