Divulga UFSC – 3/10/2012 – Edição 81

03/10/2012 12:20

Divulga UFSC 81

Inscrições para apresentações culturais na Sepex vão até sexta

As inscrições para apresentações artísticas durante a 11ª Semana de Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, 5/10. Interessados devem enviar email para artistico.sepex@contato.ufsc.br, com informações sobre a apresentação (veja as informações necessárias no site da Sepex).  A 11ª Sepex acontece de 21 a 24 de novembro no campus Trindade da UFSC. Informações: sepex@contato.ufsc.brwww.sepex.ufsc.br, (48) 3721-9344.

Minicursos de Cálculo A/Cálculo I

Em função da dificuldade dos alunos com CálculoA/Cálculo I, o Programa de Pós-Graduação em Física organizou minicursos com conteúdo de Funções e Limites (limites de funções, limites laterais e indeterminações). Eles serão realizados nesta quinta-feira, 4/10, das 18h30 às 21h30 na sala CTC, 102 e no próximo sábado, 6/10, das 9h às 12h, nas salas CTC, 201 e CTC 202. Os minicursos são gratuitos, a inscrição é feita na hora através de lista de presença e serão ministrados pelos doutorandos em Física Fábio de Oliveira (5ª feira), Luiz Cesar Santos e James Torres (sábado), sob supervisão do professor Marcelo Tragtenberg. Contato: Luiz Cezar – luizcezarns@gmail.com.

Planetário promove sessões gratuitas

O Planetário da UFSC está promovendo sessões gratuitas para crianças e adultos, com duração de aproximadamente uma hora, sempre às quartas-feiras, na cúpula do local. As sessões infantis começam pontualmente às 15h, e são recomendadas para crianças acima de 5 anos. Já os adultos podem participar das atividades às 18 horas. Não é permitida a entrada após o horário. Informações: Observatório, Parque de Física e Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) (48) 3721-4133 ou www.planetario.ufsc.br.

Prorrogadas as inscrições para o SINPEL

Prorrogadas até 7/10 as inscrições para o V Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística – SINPEL, que será realizado entre os dias 7 e 9/11 na UFSC. A página do evento é: sinpel.pbworks.com/w/page/10809177/V%20SINPEL.

Oficinas Reuni em Inglês

Estudantes do mestrado e doutorado com bolsa REUNI do Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC estão oferecendo oficinas ministradas em inglês para alunos da UFSC. As oficinas são coordenadas pela professora Viviane Heberle e acontecem entre outubro a dezembro de 2012. Confira os temas, dias, horários e locais. Mais informações: viviane.m.heberle@gmail.com.

Oficinas de Violão do DCE com inscrições até 5/10

As aulas seguirão o mesmo formato, em média 100 minutos por semana com exercícios teóricos, práticos e simulações de composição. As turmas são as seguintes: Quarta 10:20 – Iniciante; Quarta 19:00 – Foco em Teoria Musical; Quinta 16:20 – Iniciante-Médio; Sábado 10:20 – Iniciante; Sábado 14:00 – Iniciante-Médio. Inscrições:docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dHNrX25jbzhKZkNNYzhvUmRfckZUZmc6MQ. Interessados também podem acessar facebook.com/violaoufsc ou e-mail oficina.ufsc.violao@gmail.com. Contato: Thiago, 48-9975322548-84067061.

Seminário de Aposentados e Pensionistas

Será realizado hoje e manhã, 3 e 4/10, em Águas Mornas, o Seminário de Aposentados e Pensionistas da UFSC, filiados ao Sintufsc.

Curso Teórico-Prático sobre Espectometria Atômica

O Laboratório de Espectrometria Atômica do Departamento de Química da UFSC abriu inscrições para a sexta edição do Curso Teórico-Prático sobre Espectrometria Atômica, que será realizado de 28/11 a 5/12. Neste ano, a exemplo de edições anteriores, o curso abordará fundamentos e aplicações das técnicas de espectrometria de absorção atômica (AAS) e espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS), com aulas teóricas expositivas e aulas práticas nos laboratórios do grupo. As vagas são limitadas! Informações: www.qmc.ufsc.br/cursoAAS ou e-mail aas2012@contato.ufsc.br.

Simpósio discute literatura e meios digitais

Abertas até 10/10 as inscrições gratuitas para o 1º Simpósio Internacional e 5º Simpósio Nacional de Literatura e Informática. O evento, promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizado entre os dias 20 e 22 de outubro, e reunirá pesquisadores e professores de universidades nacionais e internacionais.Informações:  simposioliteraturainformatica.ufsc.br/ ou pelo e-mail: simposiodeliteratura@gmail.com.

Link dá acesso a livro sobre avanços na política pública de comunicação no Brasil

O professor Itamar Aguiar, do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, disponibilizou link para consulta gratuita e leitura em PDF de seu livro “TV Brasil – Algo novo no ar – Políticas públicas de comunicação no governo Lula” no site da Biblioteca Universitária (portalbu.ufsc.br). Na obra, ele faz uma comparação do sistema de comunicação pública na União Europeia e no Brasil, analisa as políticas para esta área a partir do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e detalha os bastidores da implantação da TV Brasil, em 2007 – um passo importante na direção da democratização ao acesso à informação no país. Clique neste link para acessar o livro.

Tags: Divulga UFSC