‘Conversas sobre os Portugueses’ acontece nesta terça
Povoamento, colonização, construção de um sistema defensivo para a Ilha e período imperial serão alguns dos temas abordados na mesa redonda “Conversas sobre os Portugueses”, que acontece na terça, 14/06, no auditório do Museu histórico de Santa Catarina.
Organizada pelo Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura, o evento comemora o Dia de Portugal, 10 de junho, que é também dedicado a Camões, expressão máxima da literatura portuguesa. A mesa redonda, gratuita e aberta ao público, começa às 19 horas.
Para compor a mesa foram convidados o professor João Lupi, cônsul de Portugal em Florianópolis e professor de Filosofia da UFSC, e o arquiteto Roberto Tonera, responsável pelos projetos de restauração e conservação das Fortalezas e Fortalezas Multimídia. O encontro ainda contará com a presença de Maria de Graça Castanho, responsável pela Direção Regional das Comunidades do Governo dos Açores. O órgão é responsável pelo acompanhamento histórico da diáspora açoriana e os intercâmbios com as comunidades açorianas espalhadas pelo mundo.
Assuntos como a instalação dos portugueses em Santa Catarina, as vicissitudes de Portugal, a diversidade da emigração para o Brasil e a herança deixada pelo povo português farão parte das discussões da mesa redonda. João Lupi e Roberto Tonera ainda abordarão o tema: “O português que não se vê, mas se ouve e sente”. Maria de Graça Castanho apresentará as novas diretrizes da presidência da Região Autônoma dos Açores e sua atuação junto com as comunidades açorianas da diáspora.
Além da mesa redonda, os participantes poderão apreciar as exposições “Os Portugueses na Ilha de Santa Catarina” e “Fortalezas da Ilha de Santa Catarina”, que também estão montadas no Museu histórico.
Serviço:
Data: 14 de junho
Horário: às 19h
Local: Auditório do Museu histórico de Santa Catarina.
Praça XV de Novembro – Florianópolis – SC
Informações: Joi – 3721.8605 ou 3028.8091
Por Marcela Borges/ Bolsista de Jornalismo na SeCArte/UFSC
Saiba mais sobre o Dia de Portugal: