BU tem capacitação para uso de plataforma, inauguração da Capes WebTV e máquinas de autoatendimento
Capacitação para o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas acontece até a quarta na BU
Acontece até esta quarta (15/12) o curso de capacitação para uso da plataforma Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER-Sul), no Laborin, piso térreo da Biblioteca Central da UFSC. A ideia para realização do curso surgiu durante o I Euseer, e está sendo oferecido em parceria com a BU e com a Unisul no Laborin das 8h às 12h e das 14h às 18h. Segundo Andrea Grants, bibliotecária da BU que coordena a lista dos grupos regionais criados durante o I Euseer, o curso é oferecido devido à constante necessidade de capacitação nas plataformas.
Cerca de vinte e cinco pessoas de instituições de ensino da região sul (UFPel, UFSM, Unisc, Unesc, Santa Casa de Porto Alegre, Udesc e UFSC) e de São Paulo, estão participando das palestras oferecidas pelos bibliotecários da UFSC Andrea Grants, Alexandre Oliveira e Claudiane Weber, que falará sobre o Digital Object Identifer (DOI). A coordenadora do portal de periódicos da Unisul, Tatiane Barbosa, também será uma das palestrantes do curso. Os assuntos discutidos estão divididos em três módulos: editor-gerente; fluxo editoral; DOI.
Capes WebTV será inaugurada na Biblioteca Universitária
Na próxima sexta-feira, 17/12, acontece às 16h a cerimônia de inauguração da Capes WebTV, mídia exclusiva criada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a divulgação de conteúdo noticioso dentro dos campi universitários. Participarão da inauguração os responsáveis pela implementação da ferramenta na Biblioteca, autoridades representando o Ministério da Educação, a diretora da BU, Narcisa de Fátima Amboni, e o reitor e os pró-reitores da Universidade. Em todo o campus da UFSC serão instalados 35 monitores, sendo na BU o ponto referencial.
O sistema, que foi apresentado em setembro a reitores e pró-reitores de pós-graduação, em evento realizado em Brasília, está sendo implantado em 21 instituições que manifestaram oficialmente o interesse pelo uso da ferramenta, sendo a UFSC uma das primeiras instituições a aderir. Entre os programas inicialmente veiculados estão o Por Dentro da Capes; Capes Notícias; Capes Oportunidades; Portal de Periódicos; e Acontece no Campus. Na BU o monitor será instalado no primeiro piso próximo ao Espaço Cultural e aos pufes. O Sistema WebTV também tem por objetivo capacitar a comunidade para uso da Plataforma do Portal de Periódicos Capes.
O Sistema WebTV não emite sons, utiliza-se de legenda, de forma similar às TVs instaladas em aeroportos. Tem por objetivo difundir notícias e informações próprias da Capes, com destaque para tópicos sobre a avaliação de cursos, editais de fomento à pesquisa, bolsas no país e no exterior, cooperação internacional, treinamento de usuários, além de reservar um espaço para a própria instituição publicar notícias para a sua comunidade local. Os serviços serão disponibilizados 24 horas por dia durante os sete dias da semana.
Mais informações: www.capeswebtv.com.br .
Autoatendimento já está disponível aos usuários da Biblioteca Universitária
Com a correria do fim do semestre a Biblioteca Universitária se torna ainda mais movimentada e as filas para devolução e empréstimo de livros são grandes. Visando otimizar este processo a BU adquiriu 11 máquinas de autoatendimento – que estão na Biblioteca Central, nas biblitotecas setoriais do campus de Florianópolis e também nas bibliotecas universitárias da UFSC de Araranguá e Curitibanos – para os usuários realizarem seus serviços de empréstimo e devolução de forma mais ágil. Uma série de três máquinas estão localizadas no 1º piso da Biblioteca Central próximas aos pufes e a Estação de computadores de pesquisa.
As máquinas funcionam com base no Pergamum, software já utilizado no sistema da BU, e basta chegar com a obra, sinalizar a opção desejada (Empréstimo ou Devolução) e expor o código de barras ou etiqueta RFID que consta no livro para o leitor da máquina. Apenas obras reservadas ou em atraso não podem ser devolvidos pelas máquinas. Segundo João Oscar do Espírito Santo, Chefe da Divisão de Assistência aos Usuários da BU, já foi solicitado ao gerenciador do Sistema Pergamum a parametrização – para que a recusa da devolução das obras em atraso seja ignorada pelo sistema e os usuários possam, então, devolver também os livros atrasados.
Por Gabriele Duarte/ Bolsista de Jornalismo na BU