UFSC e Secretaria de Estado de Saúde lançam Sistema Integrado de Telemedicina e Telessaúde

03/11/2010 17:19

O Secretário de Estado da Saúde, Roberto Hess de Souza, e o vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, inauguraram nesta quarta-feira, 3 de novembro, a Central Estadual de Telemedicina e Telessaúde, que vai atuar em conjunto com a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). A partir de agora, os três serviços vão funcionar de forma integrada, disponibilizando através de um único portal benefícios como o fornecimento de laudos a distância, acesso dos pacientes a exames de imagem e laboratoriais pela internet, videoconferências, segunda opinião formativa a profissionais de Saúde e capacitação continuada.

“Essa integração é pioneira na medicina brasileira. Estamos aliando o trabalho da Secretaria de Estado da Saúde, que já oferece Telemedicina há cinco anos, à experiência da Universidade Federal de Santa Catarina, responsável pelo Telessaúde aqui no Estado, e somando a esta parceria todo o suporte da Rede Universitária de Telemedicina”, explica o Secretário Hess de Souza. “Isso vai permitir uma otimização imediata dos investimentos, pois o mesmo computador poderá ser compartilhado, nos postos de saúde, por quem busca capacitação, através do Telessaúde, por quem busca um laudo, através da Telemedicina, e pelos médicos que buscam uma segunda opinião, através da RUTE”, completa.

Apenas no mês de setembro de 2010, por exemplo, foram disponibilizados pela internet 10.102 laudos de exames de imagem em Santa Catarina e outros milhares de exames laboratoriais. Neste mesmo mês, 1096 pessoas participaram de capacitações oferecidas por webconferência. Os dados relativos à demanda por uma segunda opinião médica variam com freqüência, mas o serviço já chegou a oferecer 105 “consultorias” a médicos da Atenção Básica que atuam no interior do Estado no período de 30 dias, em novembro de 2009.

“Santa Catarina é um modelo para o país na área da Telemedicina”, destacou a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, que participou da inauguração por webconferência. O caráter pioneiro desta parceria, inclusive, está atraindo a atenção de especialistas estrangeiros, tanto que, ao longo deste mês, representantes do Ministério da Saúde da Argentina, Paraguai, El Salvador e Peru virão a Santa Catarina conhecer os diferenciais deste Sistema Integrado.

Para o vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, “a integração é palavra de ordem na Medicina moderna, o que amplia ainda mais os méritos desta iniciativa, pois vai permitir a integração entre assistência e formação, entre saúde e tecnologia, e entre serviço e ensino”. Quando o foi trazido para o Estado, há cerca de três anos, apenas nove estados brasileiros haviam sido contemplados pelo Ministério da Saúde com um projeto desta dimensão. Atualmente, 750 equipes da Estratégia Saúde da Família utlizam o Telessaúde em 583 unidades de Saúde. A previsão é que, até o fim do ano, todos os municípios catarinenses estejam aptos a participar do Sistema Catarinense Integrado de Telemedicina e Telessaúde.

Por Ana Lavratti – ASCOM SES SC – imprensa@saude.sc.gov.br – (48) 9149-2271, 3221-2065, 3221-2071

Informações: professor Carlos Alberto justo da Silva (UFSC): 3721-6018