TV UFSC exibe documentário sobre música eletrônica nesta quinta-feira

24/11/2010 11:00

House, Progressivo, Brakbeat, Drum n’ Bass, Hard House, Tech House, Techno, Trance e Psy Trance. Estes são os estilos mais comuns em boates e casas noturnas brasileiras que tocam música eletrônica. No final da década de 80 e, principalmente, nos anos 90, esses ritmos eram exclusivos e faziam a cabeça de pessoas que se isolavam em acampamentos em lugares remotos, com fazendas, cachoeiras, morros e praias desertas, as famosas Raves. Nesta quinta-feira 25/11, às 20h30, a TV UFSC exibe o documentário “Fragmentos de um segmento eletrônico” (2003), produzido por Larissa Schmidt e Mateus Boing.

Destaque do programa “Primeiro Plano” desta semana, o vídeo mostra como esta cultura se desenvolveu no Brasil e tudo que envolve os acampamentos, a escolha dos lugares, os efeitos do som sobre as pessoas, as técnicas de cada dj e os estilos mais difundidos. Destaque para a história do dj Yasser Hanzi, que na época tinha 11 anos, e já era um dos músicos requisitados do circuito, respaldados por nomes como Rica Experience.

“Fragmentos de um segmento eletrônico” ainda analisa o movimento de forma sociológica, as transformações culturais causadas pelos eventos que são realizados em cidades do interior de Minas Gerais, como Carrancas. Por meio dele, é possível conhecer um pouco deste mundo da música mixadas, das mesas de som, das batidas fortes e metálicas, dos acampamentos, da vida fora da rotina.

A TV UFSC pode ser sintonizada no canal 15 da NET. Mais informações: www.tv.ufsc.br ou twitter.com/tv_ufsc.