Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor completou um mês de funcionamento

05/11/2010 17:14

A implementação do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) na UFSC completou um mês. O Siass tem por objetivo cuidar da assistência, promoção, perícia e vigilância à saúde de todos os servidores públicos. Neste primeiro mês de atividade, já foram atendidos 345 pessoas entre perícias singulares, que demandam o atendimento por um médico, e juntas médicas, que demandam três médicos. Além dos servidores da UFSC, são atendidos pelo Siass/UFSC os servidores da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Ibama, IBGE e da Procuradoria Federal de Santa Catarina.

“A Universidade já possuía uma atividade semelhante. Apesar disso, estamos passando por um momento de adaptação e transição, já que o novo sistema é todo eletrônico e atende agora servidores de outras instituições federais” relata a assistente social Lúcia Junkes. O Siass tem como proposta otimizar o atendimento, uma vez que as perícias são marcadas via internet e tanto o chefe do servidor quanto o RH são notificados logo após o resultado estar pronto.

Além destas mudanças, a padronização em nível nacional auxiliará nos estudos gerais a fim de constatar se servidores de certa área apresentam problemas semelhantes de saúde e se esses problemas decorrem das condições de trabalho. “Antes a perícia só servia para homologar atestados. Com as atividades sistematizadas, as ações de prevenção serão mais bem efetivadas”, ressalta Norma Garcia Lopes, presidente da Perícia Oficial em Saúde.

Um manual completo sobre o Siass e seu funcionamento está sendo elaborado. “Enquanto não fica pronto, estaremos mandando para cada um dos servidores um manual mais básico, emergencial” completa Lúcia. O manual básico será enviado para todos os servidores que são atendidos pelo Siass/UFSC até o fim deste mês.

Mais informações: Lúcia Goreti Gobatto Junkes- lucinha@reitoria.ufsc.br

Por Ana Luísa Funchal/ Bolsista de Jornalismo na Agecom