Doutoranda em ciências e engenharia de materiais pela UFSC ganha prêmio internacional Green Talents

Daniela Morais Leme (esq.) e Janaína Accordi Junkes
Na terça-feira, dia 2 de novembro, a ministra federal alemã de Educação e Pesquisa, professora Annette Schavan, premiou as duas jovens pesquisadoras brasileiras pelo seu trabalho com o prêmio internacional de sustentabilidade “Green Talents” deste ano. A ministra recebeu os 20 vencedores de 12 países no 7º Fórum para a Sustentabilidade do Ministério Federal de Educação e Pesquisa (FONA), em Berlim. “Estamos extremamente satisfeitos pela adesão à competição ‘Green Talents’ deste ano e pelo interesse dos participantes na Alemanha como local de pesquisa,” disse a Ministra Annette Schavan. “O objetivo deste concurso é desenvolver a cooperação internacional para que possamos em conjunto contribuir para soluções sustentáveis que combatam as alterações climáticas e protejam o meio-ambiente”. A ministra destaca ainda que: “Criamos condições que nos fazem aprender uns com os outros. Mais importante, não queremos tomar sozinhos decisões sem ter a participação dos jovens cujo futuro está aqui em discussão. Queremos sim colaborar e decidir com eles.”
O prêmio do Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) conta com o apoio da Ministra Annette Schavan e é entregue pela segunda vez em 2010. É uma distinção para talentos científicos extraordinários no campo de pesquisa sobre sustentabilidade. O critério decisivo de seleção é o fato de uma pesquisa poder contribuir de forma crucial para os desafios globais, como as alterações climáticas, declínio das fontes energéticas e a poluição ambiental.
Janaína Accordi Junkes impressionou o júri com a sua pesquisa na utilização de resíduos industriais, como o lodo de estações de tratamento de água potável na fabricação de revestimentos cerâmicos. Daniela Morais Leme, estudante da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro, foi premiada pela sua pesquisa na área de poluição ambiental, por avaliação de águas de solos contaminados com biodiesel e suas misturas ao óleo diesel.
Um total de 234 jovens cientistas de 57 países inscreveram-se para se tornarem um dos “Green Talents”, entre eles 18 investigadores do Brasil. Um júri constituído por especialistas alemães selecionou os vencedores que vão viajar pela Alemanha de 1 a 11 de Novembro e farão parte de um fórum científico de 10 dias.
A Alemanha é um dos países líderes mundiais em pesquisas no campo da sustentabilidade e um forte parceiro para cooperações internacionais nesta área. Durante a sua estadia no país, os “Green Talents” visitarão universidades, instituições e empresas importantes, e irão ainda conhecer projetos inovadores em várias áreas da tecnologia. Os selecionados irão também encontrar-se com reconomados especialistas alemães e estabelecer contatos com jovens cientistas alemães. Após a semana do fórum, os vencedores terão a oportunidade de uma estadia adicional até 3 meses, dentro de um ano, para a realização de pesquisas na Alemanha, de forma a intensificarem o intercâmbio internacional no campo da pesquisa de sustentabilidade.
Vencedores “Green Talents – Fórum Internacional para Alunos de Grande Potencial no Desenvolvimento da Sustentabilidade 2010”:
“Green Talents 2010” do Brasil:
Janaína ACCORDI JUNKES (Brasil), mestrado em ciência e engenharia de materiais, em fase de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, foco da investigação: gestão de resíduos – reutilização de resíduos minerais.
Daniela MORAIS LEME (Brasil), mestrado em ciências biológicas, em fase de doutorado na Universidade Estadual Paulista Rio Claro, Brasil, foco da investigação: impacto ambiental do biodiesel.
“Green Talents 2010”:
Tirthankar BANERJEE (Índia), doutorado, Universidade G. B. Pant de Agricultura e Tecnologia, Índia, foco da investigação: modelação ambiental.
Sukalyan BHADRA (Índia), mestrado em ciência, em fase de doutorado na Associação Indiana para a Cultivação da Ciência, Índia, foco da investigação: desenvolvimento de sistemas catalíticos sustentáveis.
Alexander GUSEV (Rússia), doutorado, Universidade Linguística Estatal Nizhny Novgorod, Escola Superior de Economia, Rússia, foco da investigação: política energética.
HE Zhen (Jason) (China), doutorado, Universidade de Wisconsin, EUA, foco da investigação: recuperação de bioenergia de águas residuais.
Indumathi JEYACHANDRAN (Índia), doutorado, Universidade do Utah, EUA, foco da investigação: sustentabilidade de sistemas urbanos.
Paul William JORGENSEN (África do Sul), bacharelado em ciência (Hons), bacharelado em ciências sociais, estudante de mestrado em ciência, Universidade de KwaZulu-Natal, África do Sul, foco da investigação: quantificação de bens e serviços de ecossistema.
Tonni KURNIAWAN (Indonésia), doutorado, Universidade da Finlândia Oriental, Finlândia, foco da investigação: tratamento de águas residuais/ purificação de águas residuais.
Adriana Patricia LÓPEZ VALENCIA (Colômbia), mestrado em investigação, em fase de doutorado, Universidade de Valle, Colômbia, foco da investigação: sustentabilidade de estabelecimentos humanos.
Bee Ting LOW (Singapura), doutorado, Membrane Technology and Research, Inc., USA, foco da investigação: membranas para captação de CO2.
Andrew MARCH (EUA), bacharelado em ciência, estudante de mestrado em ciência, Universidade de Orleães, França, foco da investigação: perigos ambientais para centros urbanos.
Julia NIKITCHENKO (Ucrânia), mestrado em ciência, em fase de doutorado, Universidade de Aviação Nacional, Ucrânia, foco da investigação: reciclagem de pneus; aplicação de matérias-primas secundárias.
Mike OTIENO (Quénia), mestrado em ciência, candidato a doutorado, Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, foco da investigação: cimento e materiais de betão sustentáveis.
PHAN Vu Xuan Hung (Vietname), mestrado em ciência, Instituto de Ciência e Tecnologia Gwangju, Coreia, foco da investigação: tratamento de água e águas residuais – dessalinização e fotovoltaícos.
Binita SHAH (Índia), mestrado em ciência, Freespanz Design Build Pvt. Ltd., Índia, foco da investigação: estrutura de desenvolvimento sustentável holístico.
Mercedes VALDERRAMA-VERNAZA (Colômbia), diplomada, Universidade Industrial de Santander, Colômbia, foco da investigação: investigação de ecossistema e utilização sustentável de solos.
Jeanne Yvonne DE WAAL (África do Sul), mestrado em ciência, em fase de doutorado, Universidade de Stellenbosch, África do Sul, foco da investigação: agricultura sustentável.
WANG Chao (China), mestrado em ciência, Universidade de Pequim, China, foco da investigação: métodos de tratamento de resíduos sólidos.
ZHAO Dewei (China), mestrado em engenharia, em fase de doutorado, Universidade Tecnológica de Nanyang, Singapura, foco da investigação: células solares orgânicas.
Programa do “Fórum Green Talents 2010”:
– 1 de novembro 2010
Centro Alemão de Investigação de Geociências GFZ, Potsdam, http://www.gfz-potsdam.de
OSRAM / Siemens AG, Berlim, http://www.osram.com, http://www.siemens.com
– 2 de novembro 2010
Cerimônia de atribuição de prêmios no 7º Fórum para Sustentabilidade do BMBF (FONA), Berlim, http://www.fona.de
– 3 novembro 2010
Centro Alemão de Investigação de Biomassa (DBFZ), Leipzig, http://www.dbfz.de
Centro Helmholtz para Investigação Ambiental (UFZ), Leipzig, http://www.ufz.de
– 4 de novembro 2010
Universidade de Tecnologia Clausthal, Clausthal-Zellerfeld, http://www.tu-clausthal.de
Volkswagen AG, Wolfsburg, http://www.volkswagen.com
– 5 de novembro 2010
Centro de Investigação para a Agricultura e Ambiente (ZLU) na Universidade Georg-August de Göttingen, Göttingen, http://www.zlu.agrar.uni-goettingen.de
– 6 a 10 de novembro 2010:
Encontros individuais entre os “Green Talents” e especialistas alemães em sustentabilidade.
– 11 de novembro 2010
Instituto Alfred Wegener para Investigação Polar e Marítima (AWI), Bremerhaven, http://www.awi.de
Foto: Bernardo Esteves
Para mais informação sobro o prêmio, vencedores e a agenda da semana do Fórum, consulte o website http://www.greentalents.de
No website pode também seguir a digressão dos “Green Talents” pela Alemanha em vídeos diários.
Informações para a imprensa:
Rodrigues & Freire Comunicação
Danieli Massone
dmassone@rodrigues-freire.com.br
(11) 3889-2264
Caroline Dorneles
cdorneles@rodrigues-freire.com.br
(11) 3889-2254