Conferência e congresso discutem inclusão dos surdos na universidade
Na semana do dia 21 a 27 de novembro, o Centro de Cultura e Eventos da UFSC será local de discussões sobre a inclusão dos surdos na universidade, durante o 5th Deaf Academics and Researches Conference e o II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais.
Pela primeira vez no Brasil, o Deaf Academics defende a importância da participação dos surdos acadêmicos nas políticas de educação e inclusão social, através de um intercâmbio de experiências entre pesquisadores de diferentes países. Busca também a valorização do uso da Língua de Sinais nos níveis educacionais, sociais, linguísticos e culturais, começando na própria conferência de uma maneira inusitada: todas as palestras e debates do Deaf Academics serão em Língua de Sinais Internacionais, sem intérpretes de Libras ou tradução oral.
Criado em 2002 nos Estados Unidos, o Deaf Academics tem obtido resultados significativos na representação dos surdos em pesquisas de diversos campos de estudo, ajudando a promover a inclusão. O evento acontece a cada dois anos e já foi realizado em Austin (Texas), Washington (DC), Estocolmo (Suécia) e Dublin (Irlanda). A UFSC foi escolhida como sede pela importância do Curso de Letras – Libras, referência no Brasil.
Para participar desta quinta edição, que vai de 21 a 24 de novembro, é necessário se inscrever e pagar uma taxa que varia de acordo com o período de inscrição e formação profissional. Mais informações podem ser obtidas no site deafacademics2010.com.
Congresso
O tema central desta edição II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais, que começa dia 25 e termina no dia 27, foca os intérpretes e tradutores da área, profissionais que têm se destacado nos cenários acadêmicos por causa do aumento no índice de pesquisadores e acadêmicos surdos nas universidades. Assim como no “Deaf Academics”, mais uma vez a UFSC será espaço para reflexões e intercâmbio entre pesquisadores e acadêmicos da graduação.
Para participar, também é necessário se inscrever e pagar uma taxa que varia de acordo com o período de inscrição e formação profissional. Serão oferecidos ainda nove mini-cursos pré-congresso sobre temas relacionados à interpretação da Língua de Sinais, nos dias 22 e 23.
O evento é organizado pelos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGL) e em Estudos da Tradução (PGET) e pelo o Grupo de Estudos Linguísticos Surdos, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação e com o Grupo de Estudos Surdos (GES), do Centro de Ciências da Educação (CED).
Mais informações sobre as inscrições no site:
www.congressotils.cce.ufsc.br/inscricoes.php.
A programação pode ser consultada em www.congressotils.cce.ufsc.br/programacao.php.
Marília Marasciulo / Bolsista de Jornalismo na Agecom