Açor se consolida como maior festa açoriana do Brasil

08/11/2010 14:24

Com o show de encerramento do grupo Cantadores de Engenho, na comunidade de Ganchos, os organizadores do 17º Açor, Festa Açoriana de Santa Catarina, comemoraram neste domingo à noite a realização da maior edição da história dessa festa. O público superou as expectativas da Prefeitura de Governador Celso Ramos e do Núcleo de Estudos Açorianos (Nea) da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, que calcularam a visita de cerca de 60 mil pessoas. “Açor se firma no calendário cultural de Santa Catarina como a maior festa açoriana do Brasil”, comemorou o coordenador do Nea, Joi Cletison. Gastronomia, folclore, artesanato, shows musicais e de dança, manifestações religiosas deram uma mostra do que há de mais genuíno da herança cultural açoriana no Estado.

Participaram do encontro delegações de 23 municípios do litoral catarinense, 79 instituições culturais, 41 grupos folclóricos e sete cantorias do Divino Espírito Santo. Três pavilhões de estandes ofereceram aos festeiros artesanato açoriano variado em cerâmica, tapeçaria, bijuterias, objetos de decoração etc. Ao todo 56 instituições do litoral de Santa Catarina comercializaram seu artesanato com base na cultura açoriana. Escolas do município que desenvolveram durante o ano atividades pedagógicas sobre a herança cultural açoriana mostram os resultados alcançados em 12 estandes diferentes.

Também funcionou na festa uma praça de alimentação, onde o visitante pôde saborear um amplo menu de guloseimas e comidas da cozinha açoriana, como ostra, camarão, bolinho de peixe, pratos quentes a base de frutos do mar e doces típicos. No palco do evento, grupos de pesquisa e prática da cultura açoriana se revezaram apresentando 63 números de música, dança, folguedos, ratoeiras, terno dos reis, bandeira do divino e cantorias que emocionam a plateia por sua qualidade estética e simplicidade, fruto de um trabalho de pesquisa apoiado pelo Nea. Exposições, desfiles folclóricos, oficinas e exibição de documentários sobre a cultura açoriana gravados em Santa Catarina e nos Açores também integraram o evento.

Fruto de uma parceria entre o Núcleo de Estudos Açorianos (Nea) da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e a Prefeitura de Governador Celso Ramos, com apoio cultural do Governo dos Açores e da Agecom, o 17º Açor ocorre a cada ano em um município diferente. O local da próxima festa será decidido em março pelo Conselho Deliberativo do Nea, composto por 58 instituições que atuam pela valorização da cultura açoriana. Com entrada franca, o evento trouxe uma mostra da riqueza dessa cultura no folclore, artesanato, história, gastronomia e religiosidade, representando as manifestações culturais das nove ilhas do arquipélago açoriano: São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores.

No domingo, a festa foi prestigiada pelo senador eleito Luiz Henrique da Silveira, que entregou a premiação dos vencedores da competição náutica ao lado do prefeito. Segundo Luiz Henrique, em nenhum outro Estado do país a identidade açoriana é tão cultuada e tão significativa quanto em Santa Catarina. Ainda na manhã do domingo, na Capela São Sebastião, foi realizado o Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, com sete cantorias (folias) e 15 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios para cantar e tocar durante a missa.

Junto com Açor, a comunidade de Ganchos comemorou seu aniversário de fundação no dia 6 e a escolha do seu primeiro hino municipal. prefeito Anísio Soares avaliou a festa é o documento da criatividade e da alegria cultural que mantêm viva no litoral catarinense, como em nenhuma outra parte do Brasil, a herança açoriana.

Fotografias para divulgação no endereço: http://www.nea.ufsc.br/17_ACOR.zip

Por Raquel Wandelli/assessora de comunicação da SeCarte/UFSC

raquelwandelli@yahoo.com.br

99110524 e 37219459

endereço da programação: www.nea.ufsc.br

www.secarte.ufsc.br

www.agecom.ufsc.br

www.nea.ufsc.br

Assessoria de Comunicação da

Prefeitura de Governador Celso Ramos

Cristiane, fone: 99721493

Mais informações: Joi Cletison (48) 9982-8938, 3721-8605 ou na secretaria de Educação e Cultura de Governador Celso Ramos (48) 3262. 0434 ou www.nea.ufsc.br