UFSC realiza em novembro fórum internacional sobre Michel Foucault

18/10/2010 09:44

A UFSC realiza nos dias 25 e 26 de novembro, no Auditório Henrique Fontes, o “I Fórum Internacional de Estudos Foucauldianos” com o tema “O Cristianismo em Michel Foucault”. O evento terá a presença de especialistas no assunto, incluindo dois professores franceses, entre eles Philippe Chevallier, fundador da Biblioteca Foucauldiana. Durante os dois dias do Fórum os conferencistas examinarão o cristianismo tratado pelo filósofo francês em suas últimas aulas no Collége de France, nos anos 1980.

Michel Foucault nasceu em Poitiers em 15 de outubro de 1925 e faleceu em Paris em 25 de junho de 1984, aos 58 anos. É conhecido pelo trabalho em análise do discurso, criticando com veemência as instituições sociais. Em seus estudos, tratou da complexa relação entre poder e conhecimento, e sua obra mais famosa é “As Palavras e as Coisas”.

A palestra de abertura “O Cristianismo como confissão em Michel Foucault” é de Chevallier, seguida de duas palestras ministradas por especialistas da UFSC e da PUCPR. No segundo dia, além de três palestras, haverá a projeção do documentário “Foucault por ele mesmo”, que é conduzido por comentários do próprio Foucault acompanhados de imagens e trechos de obras, como “História da Loucura” e “As Palavras e as Coisas”. Também haverá exposição de trabalhos que deverão ter alguma relação com o tema geral do evento ou tratarem dos três últimos cursos do filósofo.

Os interessados em apresentar trabalhos deverão enviar até o dia 30 de outubro um resumo para forumfoucault.ufsc@yahoo.com.br contendo no máximo 200 palavras e acompanhado do título do trabalho, nome do autor e contatos, mais um breve currículo. O evento é totalmente gratuito, e as inscrições para ouvintes serão feitas no auditório, às 9 horas do dia 25 de novembro. O evento é uma realização dos programas de Pós-Graduação em Literatura e Pós-Graduação em Estudos da Tradução.

Mais informações no blog do evento: forumfoucault.wordpress.com e pelo email: forumfoucault.ufsc@yahoo.com.br.

Por Nathan Mattes Schafer/bolsista de Jornalismo na Agecom