TV UFSC: Biblioteca Central nos anos 90 é tema do ´Memória 50 anos`

22/10/2010 18:58

Em comemoração aos 50 anos da Universidade Federal de Santa Catarina, a TV UFSC apresenta dois programas especiais neste final de semana e também exibe o programa ´Alcance`, realizado junto com o Ministério Público de Santa Catarina.

O programa ´Memória 50 anos`, resgate de vídeos sobre a Universidade feitos ao longo dessas cinco décadas, traz neste sábado, 23/10, às 21h30, uma série com três matérias feitas sobre a Biblioteca Central. Na primeira, de 1995, o assunto é o aumento no movimento no mês de junho daquele ano, em decorrência dos trabalhos e provas finais, prática ainda recorrente. A reforma de ampliação do prédio da Biblioteca, realizada no final de 1995, é o tema abordado na segunda reportagem. No último vídeo, o acervo reunido até o ano de 1997 e a estrutura do lugar são os temas principais.

Com o objetivo de homenagear quem participou do desenvolvimento da UFSC, no domingo, 24/10, às 22h, será exibido o ´Eu Faço Parte Desta História`. O entrevistado desta edição é o professor de Engenharia Civil, Antônio Galvão Novaes. Aposentado pela USP, seu ingresso na Universidade Federal de Santa Catarina se deu por concurso em 1992. Em seu depoimento, Galvão destaca sua contribuição para que o curso de Engenharia dialogasse mais com engenharias de outras universidades.

Na sequencia, às 22h do domingo, será apresentado o programa ´Alcance`. Realizado em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina, a edição deste fim de semana trará o combate ao tráfico e a prevenção contra o consumo de drogas, que são as prioridades do Plano Geral de Atuação (PGA) da Instituição em 2011. Para falar sobre o tema, participaram a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Gladys Afonso, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Priscilla Linhares Albino, e Alexandre Reynaldo de Oliveira Graziotin, da Coordenadoria de Investigações Especiais.

A TV UFSC é sintonizada no canal 15 da NET. Mais informações:www.tv.ufsc.br e twitter.com/tv_ufsc.

Por Marcone Tavella/ Bolsista de Jornalismo na TV UFSC