Seminário discute fronteira entre Ética e Direito
“Fronteira entre a Ética e o Direito” é o nome do seminário aberto na manhã desta quinta-feira no auditório do Fórum UFSC, em promoção da Comissão de Ética Pública da universidade. Entre os convidados para as palestras e mesas-redondas estão professores de diversos centros e cursos da instituição, além de representantes de comitês e comissões de ética da UFSC. O evento faz parte da programação de comemoração dos 50 anos da Universidade.
Depois da abertura, às 8h, com a presença do reitor Alvaro Toubes Prata, houve a palestra “O papel da Comissão de Ética Pública”, a cargo do professor Darlei Dall’Agnol, do curso de Filosofia da UFSC, sob a coordenação do professor Paulo Roney Ávila Fagundez. Às 11h, acontece a mesa-redonda “Relacionamento entre professor e aluno”, coordenada pela professora Izete Lehmkuhl Coelho e com as participações de Sônia Felipe (Filosofia), Mériti de Souza (Psicologia) e Tiago Mateus de Azevedo (discente que representa o Diretório Central de Estudantes).
A programação da tarde começa às 14h com a palestra “Fronteira entre a Ética e o Direito”, de Jeanine Nicolazzi Philippi, professora do curso de Direito da universidade, com a coordenação de Maria Luiza Ferraro, integrante da Comissão de Ética Pública.
Das 16h às 18h será realizada a mesa-redonda “As diferentes visões de Ética na UFSC”, coordenada pelo professor Nito Angelo Debacher. Os convidados são Paulo Roney Ávila Fagundez (Comissão de Ética Pública), Carlos Rogério Tonussi (representante da Comissão de Ética no Uso de Animais), Washington Portela de Souza (Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos) e Nilto Parma (Procuradoria Federal junto à UFSC).
As inscrições devem ser feitas no dia do evento. Outras informações pelo e-mail etica@reitoria.ufsc.br.