Programa de Pós–graduação em Direito da UFSC traz para Florianópolis o XIX Congresso Nacional da Conpedi

08/10/2010 19:25

O XIX Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (Conpedi) será realizado em Florianópolis entre os dias 13 e 16 de outubro. O congresso abordará o tema ´Desafios da Contemporaneidade do Direito: diversidade, complexidade e novas tecnologias` visando revelar a dimensão dos desafios enfrentados pela linha de investigação através do processo de globalização. Esta é a terceira vez que a capital catarinense sedia o evento, sendo que as duas outras aconteceram em 2001 e 2004.

A abertura e o fechamento acontecerão no Auditório Ritz do Hotel Majestic. A palestra do primeiro dia abordará o tema “Desafios da Contemporaneidade do Direito” ministrada pelo professor David Sanchez Rubio da Universidad de Sevilla, Espanha.

Já durante os demais dias o evento será realizado no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Centro Sócio Econômico (CSE) da UFSC. O Conpedi tem como objetivo incentivar os estudos jurídicos de pós-graduação nas diferentes instituições brasileiras de ensino universitário, colaborar com a definição de políticas jurídicas para a formação de pessoal docente da área e defender e promover a sua função institucional e seu papel social. Por isso, nos dias 14 e 15, serão organizados grupos de trabalho que irão discutir Direito Ambiental, Biodireito e Novas Tecnologias, Direito e Economia, Direito na Sociedade da Informação, Direito Internacional: Integração e Globalização e Propriedade Intelectual, entre outros.

Ainda durante estes dias haverá painéis que tratarão temas com representantes da Capes, CNPq, Fundações de Apoio como o fomento à pesquisa e a inserção internacional da pós-graduação strictu sensu – desafios e perspectivas e o panorama da Pós-graduação na América Latina e na Europa.

“Nosso programa tem linhas de pesquisa que se encaixam nas temáticas propostas pelo congresso. A idéia é que os alunos, ao apresentarem seus trabalhos, tragam também mais visibilidade para o programa de pós e interação com pesquisadores e alunos estrangeiros” explica o professor Orides Mezzaroba, do CCJ.

O programa de Pós-graduação em Direito da UFSC recebeu em setembro conceito 6 pela Capes. A avaliação é realizada a cada três anos e tem como objetivo a busca por um padrão de excelência acadêmica para os cursos nacionais de mestrado e doutorado. Os resultados são expressos por notas que vão de um a sete, sendo que o conceito mínimo para que um programa possa funcionar é 3. No Brasil nenhum curso obteve nota máxima (7) na área jurídica, e essa avaliação posiciona a Pós em Direito da UFSC entre as seis melhores do país, junto com universidades como a Universidade de São Paulo (USP),Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

“Alcançamos uma ótima nota. E a UFSC vem mantendo sua referência em termos de pós-graduação no Brasil e no exterior. Com esse conceito o nosso Programa conquista o direito de manter em torno de 30 bolsas de mestrado e de seis a dez no doutorado, além de verba de custeio para investimentos junto ao programa, que financia a participação de alunos e professores em eventos no Brasil e no exterior” completa o professor Orides.

O XIX Congresso Nacional do CONPEDI é organizado pelo próprio conselho e pelo programa de Pós-graduação em Direito da UFSC com o apoio da Fundação José Arthur Boiteux, da Capes e do CNPq.

Mais informações: www.conpedi.org.br

Por Ana Luísa Funchal/ Bolsista de Jornalismo na Agecom