Oitavo Prêmio Destaque Pesquisador será entregue nesta sexta-feira

13/10/2010 10:54

Fotos: Paulo Noronha / Agecom

Fotos: Paulo Noronha / Agecom

A professora Alacoque Lorenzini Erdmann, do Departamento de Enfermagem da UFSC, recebe nesta sexta-feira, 15 de outubro, o Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos. A docente é a escolhida pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) para receber a homenagem instituída pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão. O Prêmio Destaque Pesquisador reconhece o trabalho dos docentes da UFSC no ano em que a instituição completa 50 Anos. A homenagem a professora Alacoque será realizada a partir das 11h, no auditório do Centro de Ciências da Saúde.

Natural de Joaçaba, Alacoque Lorenzini Erdmann é Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, conquistando o nível de pesquisador 1A desde 2001 (é uma das 11 na área de enfermagem no país e a única da Região Sul neste nível). Seu extenso currículo Lattes documenta 28 orientações de teses de doutorado e 39 de dissertações de mestrado.

Doutora em Filosofia da Enfermagem, ela avalia projetos para fomento à pesquisa de diversos órgãos governamentais, entre eles Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq e FINEP), Ministério da Saúde, Ministério da Educação, secretarias estaduais e municipais de Ciência e Tecnologia.

Graduada em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria, em 1971, e em Desenho e Plástica na mesma universidade, em 1975, a professora defende o valor da sensibilidade humana no trabalho da enfermagem e na produção de conhecimentos nesta área. A curiosidade científica e a dedicação à pesquisa são diferenciais em sua carreira profissional dedicada à docência.

Em conjunto com a professora Selma Regina de Andrade, lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Gerência do Cuidado em Enfermagem e Saúde. O Gepades foi criado por Alacoque em 1988, junto ao Departamento de Enfermagem e ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. A equipe trabalha nas linhas de Administração, Gerência do Cuidado, Filosofia e Ética em Saúde, e Enfermagem, desenvolvendo projetos de organização e sistemas de cuidados de enfermagem e saúde, além de melhores práticas em políticas públicas. É comum receber pós-doutorandos de outros estados brasileiros e de países vizinhos.

Sua experiência faz com que seja constantemente convidada a participar de comissões de análise de cursos de graduação e avaliações institucionais de universidades. Foi representante da área da Enfermagem no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) de 2004 a 2007, sendo coordenadora do Comitê de Assessoramento Multidisciplinar (CA-MS), e depois do Comitê Assessor da Enfermagem (CA-EF).

Se orgulha de contar que o Comitê de Enfermagem foi criado após o seu estímulo. “Uma das maiores realizações que um pesquisador pode ter é conquistar a criação de um comitê como esse”, avalia satisfeita. Atualmente é coordenadora da área de Enfermagem junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Sua experiência junto à Capes iniciou em 1986, como avaliadora de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem, e foi seguida por duas gestões como coordenadora adjunta da área (2002-2004 e 2005-2007).

Os bons momentos garantidos pela profissão também ocorreram com parcerias internacionais e colaboração na criação de doutorados em Enfermagem. As principais cooperações acontecem com Venezuela, Colômbia e Portugal. “Uma das coisas que mais me marcou foi estar na Colômbia defendendo a necessidade do doutorado em Enfermagem e conviver com enfermeiras venezuelanas na luta por esta conquista”, lembra. Ela destaca com orgulho o convite para estar neste mês de outubro na Escola de Enfermagem e Universidade do Porto, em Porto (Portugal), nas solenidades da instalação do mestrado e doutorado em Ciências de Enfermagem, para proferir a palestra ´Políticas de formação do mestre e doutor em Enfermagem`.

Atualmente, entre viagens agendadas para cidades brasileiras e internacionais, Alacoque avalia 17 propostas para abertura de diversos cursos superiores no país. O trabalho de sustentar e projetar novas iniciativas na área da Enfermagem é uma das marcas de sua carreira.

Mais informações: (48) 3721-9480 / alacoque@newsite.com.br

Por Claudia Mebs Nunes / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Saiba Mais:

Principais Projetos de Pesquisa em andamento:

– Sistema de cuidado em enfermagem e saúde: práticas organizativas do cuidado ao ser humano nos cenários das políticas públicas na perspectiva da complexidade

– Representações e Memória Profissional da Aids Entre Enfermeiras no Brasil: Estudo Bi-Cêntrico Rio de Janeiro / Florianópolis

– Administração dos Serviços de Saúde e Enfermagem

– Concepção de sistema organizacional de cuidados de enfermagem pelo olhar da complexidade das práticas dos serviços de saúde em um ambiente mais saudável

– Construindo uma Matriz Teórica dos Sistemas de Cuidado de Enfermagem Hospitalar pelas Interfaces das Dimensões do Ambiente do Cuidado, do Cuidado do Nós e do Cuidado nas Condições/Limite de Vida

– Sistema de Cuidado em Saúde: Melhores Práticas Organizacionais no Contexto das Políticas Públicas de Saúde

Linhas de Pesquisa:

– Administração em enfermagem e saúde

– O cuidado e o processo de viver, ser saudável e adoecer

– Filosofia e ética em saúde e enfermagem

– Administração dos Serviços de Saúde e Enfermagem

Lattes em números:

Artigos completos publicados em periódicos: 219

Livros publicados/organizados ou edições: 4

Capítulos de livros publicados: 29

Trabalhos completos publicados em anais de congressos: 6

Resumos expandidos publicados em anais de congressos: 11

Apresentações de Trabalho: 108

Participação em bancas examinadoras de dissertações: 83

Participação em bancas examinadoras de teses: 57

Participação em bancas de qualificações de doutorado: 46

Participação em bancas de monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização: 30

Participação em bancas deTrabalhos de Conclusão de Curso de Graduação: 9

Orientações de teses em andamento: 2

Orientações de dissertação concluídas: 39

Orientações de teses concluídas:28

Supervisões de pós-doutorado concluídas: 2

Orientações de monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização concluídas: 21

Orientações de Trabalho de conclusão de curso de graduação concluídas: 15

Orientações de Iniciação Científica concluídas: 9

Prêmio Destaque Pesquisador

É um reconhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina a docentes da instituição por suas contribuições para o avanço do conhecimento e formação de recursos humanos. A atividade faz parte da agenda de comemoração dos 50 anos da UFSC.

De março a dezembro, 11 professores, coordenadores de importantes estudos em suas áreas, representantes dos 11 centros da instituição, receberão a distinção.

Professores premiados até setembro:

Raul Antelo (Centro de Comunicação e Expressão)

Wagner Figueiredo (Centro de Ciências Físicas Matemáticas)

Markus Vinícius Nahas (Centro de Desportos)

Ivete Simionatto (Centro Sócio-Econômico)

Luiz Fernando Scheibe (Centro de Filosofia e Ciências Humanas)

Antônio Carlos Wolkmer (Centro Ciências Jurídicas)

Jaime Fernando Ferreira (Centro de Ciências Agrárias)

Mais informações sobre o prêmio:

Professor Jorge Mário Campagnolo – Diretor de Projetos de Pesquisa

Fone: (48) 3721-9437

E-mail: campagnolo@reitoria.ufsc.br

Professor Ricardo Rüther –Diretor do Núcleo de Apoio e Acompanhamento

Fone: (48) 3721-9846

E-mail: ruther@reitoria.ufsc.br