Mestrado em Jornalismo da UFSC promove seminário nesta terça-feira

25/10/2010 16:00

O auditório Henrique Fontes, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), recebe, na próxima terça-feira (26 de outubro) o seminário Democracia e jornalismo na era digital. A realização do Mestrado em Jornalismo da Universidade e da Associação Nacional dos Jornalistas (ANJ) inicia às 14h e traz quatro convidados para debater alguns temas, entre eles a cobertura da campanha eleitoral, o papel do jornalismo na atualidade e a crise dos jornais impressos na era digital. O evento, que conta com a emissão de cetificados, é aberto a todos os interessados, mas as vagas são limitadas. Para participar basta enviar nome completo e CPF para o email objethos@gmail.com.

Entre os está Francisco José Castilhos Karam, professor do Departamento de Jornalismo da UFSC.

Formado pela PUC-RS, atuou em rádios, jornais e revistas de empresas paulistas, gaúchas e catarinenses. É doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e autor dos livros Jornalismo, ética e liberdade e A ética jornalística e o interesse público.

Nilson Vargas, outro convidado, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria com especialização em Teoria da Comunicação pela Faculdade Casper Líbero, de São Paulo. Na área de assessoria e consultoria de comunicação empresarial, atendeu empresas como Natura e Tigre. No meio impresso, foi editor executivo da revista Amanhã e sub-editor de Economia e Negócios na Veja (onde também assumiu o cargo de editor nas áreas de Internet e Economia). Atualmente é editor-chefe do Diário Catarinense.

A mesa de discussão também será composta por Carlos Müller e Silvio Waisbord.

Müller, em seus 34 anos de profissão, foi repórter, redator, coordenador de reportagem, editor, editorialista e secretário de redação. Passou pelos jornais Folha da Tarde, Gazeta Mercantil, Diário do Sul, Jornal de Brasília e Diário Popular. Atual editor do Jornal ANJ, o jornalista venceu o Concurso Chapultepec de ensaios sobre liberdade de imprensa, patrocinado pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), em 1998.

Waisbord é professor associado e diretor de Programas de Graduação da School of Media and Public Affairs da George Washington University. É também editor-chefe do International Journal of Press/Politics.

Mais informações no site www.objethos.wordpress.com

Por Murilo Bomfim/bolsista de jornalismo da UFSC