Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária aprova projeto que fará avaliação dos cursos de Educação

19/10/2010 16:33

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) aprovou na sexta, 08/10, junto ao Observatório da Educação Superior, em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (INEP), o projeto “Administração Universitária: teoria e prática em movimento”.

O projeto é composto por quatro subprojetos: Políticas Educacionais, Financiamento da Educação Superior, Planejamento Estratégico Universitário e Avaliação da Educação a Distância. Existe uma legislação que prevê que 30% dos jovens entre 18 e 24 anos estejam em universidades, mas cerca de 14% deles, apenas, estão matriculados. “A alternativa que o governo federal tem para alcançar esta meta é investir em educação à distância. Uma das nossas preocupações é avaliar a qualidade destes cursos” ressalta o professor Pedro Melo, que coordena o Inpeau.

O projeto também contará com a orientação dos professores Marcos Baptista Lopez Dalmau, Alexandre Marino Costa e Maurício Fernandes Pereira, e busca realizar estudos em Administração Universitária em contexto nacional através de pesquisas que abrangem outras universidades e não apenas a UFSC, além de promover a troca de conhecimento entre estudantes de graduação, pós-graduação e professores especialistas nesta área, já que o Inpeau foi contemplado com três bolsas para mestrandos e doutorandos e duas para alunos da graduação.

“O projeto é muito importante, tanto para a UFSC como para os alunos e a sociedade. O estudante tem a oportunidade de aprender a desenvolver pesquisa em nível nacional financiada pela Capes, destacando assim a Universidade pela produção científica. Já para a sociedade, é uma forma de exercer a democracia, através da divulgação dos resultados científicos” completa o coordenador do Instituto. A aprovação do projeto faz parte de um programa de planejamento do Inpeau em conjunto com os professores do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Programa de pós-graduação em Administração Universitária (PPGAU), do Departamento de Ciências da Administração (CAD) e do Centro Sócio-Econômico (CSE).

O Observatório da Educação é um programa que tem como objetivo o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de educação estimulando a produção acadêmica nos níveis de mestrado e doutorado.

Mais informações com o professor Pedro Antônio de Melo: 3721-6646 ou pedromelo@inpeau.ufsc.br

Por Ana Luísa Funchal/ Bolsista de Jornalismo na Agecom