Grupo “Gogó à Brasileira” solta a voz no Garapuvu

28/10/2010 12:27

Com direito à entrada franca, o grupo “Gogó à Brasileira” vai soltar a voz no espetáculo “Brasil Musical”, no próximo dia 5, às 20h30min, no auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos da UFSC, uma parceria da Coordenadoria de Cultura da UDESC e SeCArte da UFSC. No palco, sob a regência de Anderson Nascimento, 25 vocais, acompanhados por piano e bateria, interpretam Tom Jobim, Pixinguinha, Chico Buarque, Kleiton e Kledir, Lamartine Babo, Flávio Venturini, Ary Barroso, Braguinha, Noel Rosa, além de artistas de Curitiba como Paulo Leminsky, Ivo Rodrigues, Nhô Belarmino, João Lopes, Lápis, Henrique de Curitiba, Paulo Chaves, Isso Fischer, numa mescla de MPB, choro, carnaval e samba.

Depois de 10 anos de atuação com um elenco de 25 cantores, o Grupo “Gogó à Brasileira” firmou-se no cenário artístico da cidade de Curitiba e conquistou o respeito e a simpatia do público, que, segundo os organizadores, sempre lota e aplaude de pé suas apresentações. É o terceiro grupo ligado à trajetória do maestro Anderson Nascimento, que já trabalhou com o “Vocal Brasileirão” e o “Vocal Cobras e Lagartos”. Sem fins lucrativos, o grupo se mantém com a ajuda mensal dos seus integrantes e de colaboração de algumas entidades que cedem seus espaços para os ensaios do grupo.

O “Gogó…” tem hoje um repertório extenso de canções representativas das diversas correntes e gêneros da Música Popular Brasileira, muitas delas responsáveis por sedimentar o alto prestígio da MPB diante do mundo. Durante os últimos dois anos, vem trabalhando um repertório voltado ao cancioneiro paranaense, sendo o primeiro grupo vocal a dar valorização principal sobre o tema.

A maioria dos arranjos vocais foram personalizados e criados pelo regente Marcos Leite, sendo que hoje fica a cargo do maestro e produtor Anderson Nascimento, possibilitando assim um resultado característico e próprio. Nos espetáculos são trabalhadas estruturas do aspecto vocal para a realização de espetáculos musicais com o apoio da linguagem cênica, onde os cantores utilizam figurinos, recursos de iluminação e cenário para cantar e contar histórias ao público. Guiado por uma ótica aberta e livre de preconceitos, o grupo canta desde uma modinha do século passado composições atuais.

Esspetáculos montados pelo “Goga Brasileira”:

• (2003 – 2004) “Canções do Sul”; Histórias, lendas e canções dos estados do Sul;

• (2005, 2006 e 2007) “Musical Suíte Cabaré”;

•(2007) – “Yes Nós Temos Braguinha 100 Anos” – Homenagem ao Centenário do compositor João de Barro;

• (2008) “CD Gogó à Brasileira” – Apresentações com músicas do CD;

• (2009) “Musical A Compadecida” – Baseado na obra “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna;

• (2010) “Brasil Musical – Parte 1” – A História da Música Brasileira.

Anderson Nascimento

Maestro, pianista, arranjador e produtor musical. Atua como diretor de grupos vocais e corais no Paraná e Rio de Janeiro. Ex – cantor e diretor adjunto do Vocal Brasileirão (1997 a 2006), com o qual trabalhou, durante 8 anos, com o Maestro Marcos Leite. Atualmente é diretor do Vocal “Cobras e Lagartos”, Grupo Vocal “Gogó à Brasileira”, Coro Experimental Borandá (RJ), Coral da UDESC Joinville e São Bento do Sul como arranjador e produtor musical. Foi aluno dos professores Benjamim Talbkin (SP), Leandro Braga (RJ) e Antonio Adolfo (RJ), Ian Guest (Hungria/RJ/MG), Samuel Kerr (SP) José Pedro Boéssio (RS), Marcos Leite (RJ), Roberto Duarte (RJ), Osvaldo Ferreira (Portugal), José de Barros (EUA/BR), Dr. Larry Hensel (USA), Maria Tereza Peres (Cuba), Madalena Bernardes (RJ), Consiglia Latorre (SP), Babaya (MG) e Giovanni Luisi (Itália).

Estudou Artes Cênicas na Escola de Teatro “Tablado” no Rio de Janeiro durante 4 anos, onde aprimorou técnicas de trabalhos voltados a montagem de espetáculos e musicais. Como professor, atuou no curso de prática de conjunto vocal e coral / montagem de espetáculo, no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba – PR desde 2000 e Professor do curso de Prática de Canto Coral da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) desde 2009.

Ministra oficinas de dinâmica de grupo vocal e prática de montagem de espetáculo em vários estados brasileiros, tendo atuado com docente nos Festivais de Música de Londrina (2005 e 2006), Festival de Inverno da UFPR (2002, 2006 e 2008), Simpósio de Música da Faculdade de Artes do Paraná (2007), entre outros realizados por Fundações Culturais e Institutos de Música dos estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Bacharel em Regência pela UNIRIO, Bacharel em Musical Popular pela FAP e Especialista em Regência Coral e Orquestral pela UNINCOR – MG, especialista em Gestão Cultural pelo SENAC – PR. Estudou Produção Musical na Escola de Belas Artes “Manuel Belgrano” Buenos Aires – curso vinculado a Berklee College of Music – EUA. É membro fundador da ABRC – Associação Brasileira de Regentes de Coros. Trabalha em diversos espetáculos de gênero vocal, instrumental e teatral.

Mais informações pelo fone (48) 3721-8304.

Fonte: Secarte/UFSC