Documentário Pão-por-Deus é destaque do “Primeiro Plano” da TV UFSC

27/10/2010 17:09

“Lá vai o meu Pão-por-Deus

já que eu não posso ir

Vai pedir ao meu amor

que volte logo pra mim

Pois sou como a borboleta

que procura de flor em flor

De saudade eu não vivo

eu vivo por teu amor”

São com estes versos de Aurelina Cabral Bruno que se desenvolve a narrativa do filme Pão-por-Deus, destaque do “Primeiro Plano” desta quinta-feira 28/10, às 20h30, na TV UFSC. O vídeo, que conta a história e os bastidores de uma das tradições da cultura açoriana, é uma produção dos jornalistas Gustavo Ramos Schwabe e Maria Carolina Bruno de Assis, feita em 2000 como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo.

Pão-por-Deus era um costume entre os moradores de locais com influência da cultura açoriana, que trocavam recados por presentes ou para chamar a atenção de algum conhecido. Feitos com papel pardo ou pão-de-ló, sempre em formatos de coração, os versos de rimas fáceis eram a diversão das mulheres do início do século passado até os anos 40, quando saiu de moda. O Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro, era a data escolhida para pedir aos familiares e amigos uma sombrinha nova, uma blusa, doces ou até dinheiro.

O filme de Gustavo e Maria Carolina é uma série de entrevistas com várias senhoras, que se utilizaram deste eficiente meio de comunicação da época. Contam como produziam, enviavam e revelam várias histórias em torno desta tradição.

Este e outros programas da TV UFSC você acompanha no canal 15 da NET. Mais informações sobre a programação no site www.tv.ufsc.br. Siga-nos também no twitter.com/tv_ufsc.

Por Marcone Tavella/TV UFSC

(48) 8408-6700