Centro Acadêmico de Arquitetura promove duas palestras com Sérgio Ferro Pereira
Para enriquecer a discussão e incentivar a implementação de um “canteiro experimental” no projeto pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo, o Centro Acadêmico Livre de Arquitetura da UFSC promove na próxima semana duas palestras com o professor Sérgio Ferro Pereira, pintor, desenhista, arquiteto e professor brasileiro radicado na França há mais de 30 anos.
No dia 4, quinta-feira, às 19h, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, o professor Sérgio falará sobre “O canteiro e o desenho”. Já na sexta-feira, dia 5, às 15h, no auditório Teixeirão, Centro Tecnológico (CTC), abordará a temática “Arte e Trabalho Livre”.
Uma das importantes discussões de Ferro é a respeito do canteiro de obras, na qual explica a situação de superexploração da mão-de-obra envolvida neste setor da economia. Segundo o professor, a organização atual da construção civil transforma o trabalhador do canteiro em mão de uma cabeça alheia. Da mesma forma questiona também a posição do arquiteto e do engenheiro. Mais tarde passou a estudar estas relações também nas artes plásticas.
No âmbito acadêmico, essas reflexões do professor Sério Ferro transformam-se em prática através da adoção do Canteiro Experimental como ferramenta didática dentro dos currículos dos cursos de Arquitetura, objetivando a formação de um profissional crítico e preparado para enfrentar os desafios de uma prática profissional socialmente consciente.
Mais informações pelo e-mail cala2010.ufsc@gmail.com.
Por Marília Marasciulo/ bolsista de Jornalismo na Agecom



























