Café Filosófico: Saberes tecidos nas teias da Filosofia e Literatura
A verdade filosófica e a verdade poética não são idênticas, como advertiu Aristóteles. Mas os caminhos entre a filosofia e a literatura se entrecruzaram na história do conhecimento, gerando intertextualidades férteis como Nietzsche e Goethe; Kant e Shakespeare; Deleuze e Kafka; Agamben e Caproni, Hoëderlin e Homero. São exemplos célebres dessa derrubada de muros entre o racional e o imaginário em que a matéria literária alimenta a reflexão filosófica e vice-versa. Essas e outras possibilidades de conexão entram em pauta de 25 a 27 de outubro, quando se realiza o I Encontro Marcado entre Filosofia e Literatura, no auditório do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Inédito em Santa Catarina, o encontro integra a série Café Filosófico, promovida pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC com apoio do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia e o Departamento de Metodologia de Ensino. Durante três dias, pesquisadores, professores eestudantes da área de filosofia, psicologia, literatura, lingüística e sociologia de três universidades diferentes (UFSC, Unisul e Udesc) vão buscar aproximações entre obras literárias e temas filosóficos. “São relações interdisciplinares que permitem aguçar a compreensão sobre o homem contemporâneo e as questões existenciais e éticas do seu tempo”, explica Maria de Lourdes Borges, secretária de Cultura e Arte da UFSC que coordena o Projeto Café Filosófico, que apresenta o painel “Kant, Shakespeare e as Paixões Humanas”, às 15 horas do dia 26.
Tanto a filosofia quanto a literatura são áreas de saberes fundamentais para a formação e construção da capacidade crítica, psíquica e cultural dos indivíduos, conforme justifica Thaise Dias Alves, aluna do curso de Filosofia da UFSC que coordena o evento ao lado de Leandro Rangel Rodrigues. “No entanto, é preciso explorar melhor, em benefício de uma compreensão mais inteira do ser humano e da vida, os pontos de tangência entre as duas áreas do conhecimento”, aluno Filosofia
O evento abre no dia 25, às 17 horas, com a palestra “Filosofia e literatura: possíveis conexões”, proferida pelos coordenadores. Prossegue até as 20 horas com reflexões sobre o pensamento metafórico, linguagem como ferramenta e relações entre Donald Davidson, James Joyce, Sartre, Nietzsche, Goethe e Heidegger. No dia 26, o professor da lingüística Pedro de Souza abre a programação às 9h30min com a palestra “A voz na escrita filosófica”. Estilos de ficcionalização”. Seguem-se conferências sobre semiótica da literatura, felicidade trágica, escrita e pensamento, o humano em Homero, literatura infanto-juvenil e filosofia no ensino médio. O evento encerra no dia 27, com palestras sobre desterritorialização do narrador, ética da palavra em Foucault, entre outras. Como todo evento da série Café Filosófico, ao final, os participantes conversam em torno de uma mesa de café.
Dia 25
Thaise D. Alves e Leandro R. Rodrigues (UFSC)
“Filosofia e literatura: suas possíveis conexões.” – 14h
Profº Heronides Maurílio de Melo Moura (UFSC)
“Metáfora:entre o real e a ficção.”- 15h
Profª Carolina Bithencourt Rubin (UNISUL)
“A linguagem como ferramenta na filosofia e na literatura.”- 16:15h
Profª Roberta Pires de Oliveira (UFSC)
“Donald Davidson e Joyce.” – 17:15h
Profº Fábio Machado Pinto (UFSC)
“Projeto, desejo e saber- de-ser; um estudo da obra: As Palavras, de
Sartre.”- 19h
Claudio Donato (UFSC)
“Nietzsche,Goethe e Heidegger: Niilismo, Morte e Nada.” – 20h
Dia 26
Profº Pedro de Souza (UFSC)
“A voz na escrita filosofica. Estilos de ficcionalização.” – 9:30h
Luan Corrêa (UFSC)
“Som, silêncio e ruído: insinuações
metafísicas entre Arthur Schopenhauer e John Cage.”- 10:30h
Profº Nazareno Eduardo Almeida (UFSC)
“Conceitos para uma ontologia semiótica da literatura.” – 14h
Profª Maria de Lourdes Alves Borges (UFSC)
“Kant, Shakespeare e as Paixões Humanas.” 15h
Profº Jason de Lima e Silva (UFSC)
“Felicidade trágica: quem quer ser meu destino?” – 16:15
Profº MarceloAlves (UNIVALI)
“O humano em Homero.”- 17:15h
Profº Nestor Habkost (UFSC)
“EscriVer pensiformes.”- 19h
Profº Alexandre Brasil Falcão Neto (UFSC)
“A literatura infanto-juvenil e a filosofia no ensino médio.” – 20h
Dia 27
Profª Dilma Juliano (UNISUL)
“Desterritorialização do suposto narrador em Narradores de Javé.”- 14h
Profº Fred Stepazzoli Jr. (UNISUL)
“A ética da palavra em Foucault.”- 15h
Profª Marta Martins (UDESC)
“Entre Experimentação e deriva.”-16:15h
Camilo Prado (UFSC)
“Villiers de L`Isle-Adam.” – 17:15h
Por: Raquel Wandelli – assessora de comunicação da SeCarte/UFSC
raquelwandelli@yahoo.com.br raquelwandelli@reitoria.ufsc.br, 99110524 e 37219459.
www.secarte.ufsc.br