Aluno da UFSC recebe menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog

22/10/2010 15:26

O longa-metragem ´Paredes Pintadas` (2010, 74’) recebeu menção honrosa do 32º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria TV Documentário, uma das premiações mais antigas e importantes do jornalismo brasileiro. O filme foi produzido como trabalho de conclusão de curso de Jornalismo (UFSC) de Pedro Santos e orientado por Fernando Crocomo.

O documentário traz depoimentos de quatro mulheres militantes da organização clandestina Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) que lutaram contra o regime. Em depoimentos emocionantes, as entrevistadas relembram o cotidiano e as dificuldades da clandestinidade, e as marcas da tortura sofrida nos porões da ditadura. É o primeiro prêmio do documentário, que será exibido dia 2 de novembro na Mostra de Cinema Catarinense Catavídeo.

O Prêmio, criado em 1979, é organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Comitê Brasileiro de Anistia, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Comissão de Justiça e Paz da Cúria Metropolitana/SP, Associação Brasileira de Imprensa, Federação Nacional dos Jornalistas e Instituto Vladimir Herzog.

Mais informações:

Grupo Z – www.grupoz.org

Abraji – Saem vencedores do 32º Prêmio Vladimir Herzog