“Brincadeiras” sérias mostram a beleza e a importância da química na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

19/10/2010 08:02

Que tal descobrir como é feito um perfume, como é feito o sabão, ou como extrair o óleo da soja? Ou ainda como funciona uma pilha e entender o que acontece na chuva ácida? Estas e tantas outras curiosidades fazem parte de uma aula diferente de Química preparada pelo Quimidex – Laboratório de Ensino, Pesquisa e Divulgação da Ciência da UFSC. A partir desta quarta-feira, a equipe mostra alguns de seus experimentos interativos aos visitantes da 9ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, que já está com sua “lona da ciência” montada em frente à Reitoria. O Quimidex proporciona atividades que ajudam a desmistificar disciplinas que podem ser muito mais fáceis de aprender do que se imagina.

“Os experimentos entusiasmam o público, conferem dinamismo ao aprendizado da ciência e prestam um papel que pode ser entendido como complementar ao ensino formal”, explica a professora Dilma Maria de Oliveira, que há 10 anos coordena o Quimidex.

O laboratório possui três ambientes que exploram temas cotidianos: “Perfumes, Aromas e Sabores. Uma Química Inesquecível”, “A Química na Agricultura” e “A Química em Nossa Casa”. Em cada ambiente, a Química é apresentada de uma forma prática, didática, interativa. Não tem nada da decoreba das salas de aula; é com a experiência prática, orientada com uma linguagem adequada às características de cada grupo de visitantes, que eles aprendem a compreender os fenômenos.

O Quimidex é um dos pontos de visitação do projeto Venha Conhecer a UFSC. Durante o ano as visitas podem ser agendadas através do site www.venhaconher.ufsc.br. Durante a Sepex, a equipe atende ao público no estande de número 80, na seção de Educação.

Mais informações com a professora Dilma Maria de Oliveira Marconi / dilma.ufsc@gmail.com / marconi@qmc.ufsc.br / Telefone: (48) 3721-6846

Ramal: 242 /