Subsistema Integrado de Atenção Social e à Saúde do Servidor Público Federal é lançado
Foi lançado na quinta, 23/09, no Prédio do INSS, em Florianópolis, o Subsistema Integrado de Atenção Social e à Saúde do Servidor Público Federal (Siass), programa integrante do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec). O evento contou com a presença do secretário Nacional de Recursos Humanos, Duvanier Paiva Ferreira, do diretor do Departamento de Atenção à Saúde, Sergio Carneiro, do reitor da UFSC, professor Alvaro Prata, e da superintendente Regional do INSS, Eliane Schmidt.
Assistência, promoção, perícia e vigilância à saúde de todos os servidores públicos são alguns dos objetivos do programa. A ação foi instituída pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) em abril do ano passado.
Em discurso, o reitor agradeceu ao secretário Duvanier Paiva Ferreira pelos esforços do Ministério do Planejamento na valorização dos trabalhadores federais. “Este é um país que precisa de serviço público de qualidade em todos os níveis, e para isso precisamos de servidores saudáveis”, ressaltou.
Foram criadas em Santa Catarina duas unidades de referência: uma na UFSC e outra no INSS. A Unidade UFSC atenderá 7.222 servidores ativos, inativos e pensionistas da Universidade, do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, do Departamento de Polícia Federal, do Ibama, IBGE e da Procuradoria Federal em Santa Catarina. Para Marcelo Webster, do Departamento de Desenvolvimento de Atenção Social e à Saúde (DDAS/PRDHS) da UFSC, essas unidades têm o intuito de otimizar os recursos e ações na área da saúde ao servidor público, já que o subsistema contará com o envolvimento de uma equipe multiprofissional agregando esforços para a análise e intervenção de questões ligadas à saúde.
A UFSC irá funcionar no mesmo espaço físico hoje utilizado pelo DDAS, porém já está em fase final o projeto para a construção de um prédio de 1.000 m², próximo ao Hospital Universitário, onde serão realizadas atividades integradas entre profissionais da perícia médica, saúde ocupacional, serviço social, psicologia, engenharia de segurança do trabalho e odontologia. Segundo a assistente social Lúcia Goreti Gobatto Junkes, este projeto irá permitir que sejam substituídas as ações de reabilitação por ações de prevenção e saúde.
Apesar de a Universidade já executar para os servidores da instituição uma atividade similar, o Siass apresenta todo um sistema específico, motivo pelo qual foi oferecido treinamento com profissionais do Ministério do Planejamento para toda a equipe técnica durante essa semana por isso durante esta semana aconteceu em Florianópolis um treinamento para toda a equipe técnica com profissionais do Ministério do Planejamento. O diretor do DDAS, Sérgio Carneiro, afirmou, durante a solenidade, que “o grande diferencial entre o trabalho que vem sendo feito e o que será implementado a partir de agora é a parceria direta deste serviço com o Ministério do Planejamento”.
Outras informações com Marcelo Webster pelo fone (48) 3721-8543.
Por Ana Luísa Funchal/Bolsista de Jornalismo na Agecom
Fotos: Paulo Noronha/Agecom