Silva Paes dá nome a rodovia em Governador Celso Ramos
A Assembleia Legislativa do Estado aprovou projeto de lei que dá o nome de Estrada Parque Brigadeiro Silva Paes ao trecho que vai dos quilômetros 04 ao 17 da rodovia SC-410, na confluência com a avenida Nézio João Miranda, em Governador Celso Ramos. O projeto é de autoria do deputado estadual Décio Góes, mas foi uma iniciativa de Harilton Savi, ex-funcionário da UFSC, que reside naquele município.
“A medida tem o intuito de associar patrimônio ambiental e cultural, pois Silva Paes residiu na ilha de Anhatomirim, foi o primeiro governador de Santa Catarina e a estrada passa pelo acesso à fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim” afirma o arquiteto Roberto Tonera, coordenador do projeto Fortalezas Multimídia, que redigiu o projeto em conjunto com o ex-servidor Harilton Savi. A Estrada Parque Brigadeiro Silva Paes contorna parte da orla de Governador Celso Ramos, passando em meio à área de preservação ambiental (APA) de Anhatomirim e pelas localidades de Caieira, praia do Antenor e Costeira da Armação.
Silva Paes solicitou e iniciou o processo de povoamento açoriano durante os dez anos em que governou a Capitania (1739/1749), e foi durante o seu governo, em 1748, que a primeira leva de imigrantes açorianos chegou ao Estado. Engenheiro de formação, o brigadeiro projetou e dirigiu pessoalmente a construção das quatro primeiras fortalezas do Estado: Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones, Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba e São José da Ponta Grossa. Ele também projetou a Casa do Governo e a igreja matriz do Desterro, hoje Florianópolis.
O projeto conta com o apoio institucional da Reitoria da UFSC; de Joi Cletison Alves, coordenador do projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina e do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC; de Roberto Tonera, coordenador do Projeto Fortalezas Multimídias da UFSC; de Carlos Humberto Corrêa, presidente do Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina; do general de brigada Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada; de Fabiano Teixeira dos Santos, chefe da Divisão Técnica 11ª. SR/IPHAN/SC; e de Anita Pires, ex-presidente da Fundação Catarinense de Cultura.
Mais informações com Roberto Tonera – Projeto Fortalezas Multimídia, no telefone (48) 3721-5118; e Joi Alves – Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, no (48) 3721-8304.
Por Nathan Mattes Schafer / Bolsista na Agecom