Qualidade e segurança de alimentos para pets e redução de micotoxinas serão debatidos em eventos
O que os animais de estimação realmente ingerem quando comem ração? Essa é uma das perguntas que deverá ser respondida no Petfood Safe’2010 e no 14° Encontro Nacional de Micotoxinas (ENM), que acontecem entre os dias 25 e 28 de outubro, no Praia Brava Hotel, em Florianópolis. As inscrições podem ser feitas pelo site www.petfoodsafebrasil2010.com.br, e os interessados em participar com exposição de produtos podem inscrever seus estandes até o dia 30 de setembro, quinta-feira.
Serão abordados quatro temas por dia através de palestras, mesas de discussão e exposição de posters, entre eles: “Indústria de Alimentos para pets versus qualidade e segurança”, “Como controlar e prevenir a contaminação na indústria de alimentos para pets”, e “Micotoxinas e sua relação com armazenagem comercial e doméstica de alimentos para animais de estimação”. Dentro da programação também está prevista homenagem ao médico-veterinário e professor Luiz Celso Higyno Cruz, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pioneiro na pesquisa de micotoxinas no Brasil.
A professora Vildes Scussel, presidente dos eventos, ressaltou que a importância do encontro para os alunos da universidade está nos “contatos com profissionais e cientistas das áreas de armazenagem de grãos, micotoxinas, contaminantes alimentares, construção de máquinas para produção de alimentos, da nutrição animal e inclusive da humana”.
Os eventos são organizado pela UFSC, através do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, em conjunto com a Associação Brasileira de Micotoxicologia e Armazenagem Qualitativa de Grão (Abmag), Associação Nacional de Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet) e Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapos), e pretendem proporcionar maior integração entre indústrias, instituições de pesquisa, governo e profissionais da área de alimentos para animais.
Estarão presentes experts de diversos países, os quais juntamente com palestrantes e apresentações de pesquisas, sob forma de paineis e orais, vão mostrar o aprimoramento de áreas tão importantes e que vêm despontando no agronegócio de exportação. Haverá em paralelo espaço para exposição de produtos, equipamentos e insumos relacionados aos temas dos eventos.
Mais informações pelos telefones (48) 3721-5386, 3721-5387 e 9973-1917, pelo e-mail petfoodsafe.2010@gmail.com ou pelo endereço www.petfoodsafebrasil2010.com.br.
Por Ana Luísa Funchal/ Bolsista de Jornalismo na Agecom