Professores da UFSC na final do Jabuti de Literatura

02/09/2010 09:52

Quatro nomes ligados à Universidade Federal de Santa Catarina integram a lista dos finalistas do Prêmio Jabuti de Literatura, divulgado nesta quarta-feira (31), pela Câmara Brasileira do Livro. Sérgio Medeiros, diretor da Editora da UFSC e professor de Curso de Pós-Graduação em Literatura, foi indicado na categoria poesia pela obra O Sexo Vegetal, publicada pela Iluminuras, e que também participa da finalíssima do Prêmio Brasil Telecom. Tradutora de James Joyce para a língua portuguesa, sua esposa Dirce Waltrick do Amarante, que já foi professora da área na UFSC, teve seu livro Para Ler Finnegans Wake, também da Iluminuras, selecionado entre os 10 melhores de crítica literária no país.

Além do casal, mais dois nomes de Santa Catarina figuram entre os finalistas do Jabuti: Leonor Scliar Cabral, na categoria poesia, com Sagração do alfabeto, da Scortecci Editora e Carlos Eduardo Capella, na categoria crítica literária, com Juó Bananére: Irrisor, irrisório, da Editora da Universidade de São Paulo e Nankin Editorial. Ambos também são professores de Literatura da UFSC e concorrem com os principais nomes do país. O resultado do melhor livro do ano por categoria será divulgado em 4 de novembro. Essa seleção para o principal prêmio literário do país, entre um total de dois mil inscritos, já tem por si só o peso de uma indicação para o Oscar brasileiro da literatura.

Raquel Wandelli/assessora de comunicação SeCarte/UFSC (99110524 e 37219459), raquelwandelli@yahoo.com.br e raquelwandelli@reitoria.ufsc.br.