Núcleo de Desenvolvimento Infantil é referência para o tradicional colégio carioca Pedro II

15/09/2010 13:35

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC recebeu no dia 09/09 as professoras Maria Estela Brito e Leda Parentes Aló, do Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, para conhecer o trabalho do Núcleo na Universidade. O Colégio Pedro II é uma tradicional instituição federal.

Segundo colégio mais antigo do Brasil, inaugurado em 1837, o Colégio Pedro II tem suas atividades voltadas para os ensinos fundamental e médio. Estão matriculados cerca de 15 mil alunos em 12 unidades de ensino espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro. A meta do colégio agora é criar suas bases para a educação infantil, para isso o MEC indicou como referência o NDI da UFSC.

O ingresso no colégio é feito por meio de um sorteio. Dessa forma a instituição atende alunos de todas as classes sociais. Para a coordenadora geral do curso de especialização em educação infantil da UFSC, a professora Marilene Dandolini Raupp, a visita das professoras do Rio de Janeiro é uma troca interessante para a Universidade, já que “a escola carioca representa um exemplo do sucesso da integração sociocultural e econômica em um ensino de qualidade”.

O Colégio Pedro II oferece assistência total aos alunos, pais e professores. Maria Brito ressaltou que “estudar no colégio representa hoje uma oportunidade de ascensão social” e ainda destacou que o diferencial deles em relação às demais escolas públicas municipais está no constante investimento da atualização dos docentes.

Leda Aló destacou que, mesmo havendo diferenças sociais entre os alunos, os índices de repetência e evasão são muito baixos, isso se deve não somente à qualidade dos professores, mas também à assistência extraescolar dada aos alunos. “O Colégio conta com professores que também agregam outras formações a seus currículos como psicologia, fonoaudiologia, entre outras”, afirmou.

Para Marilene Raupp, a indicação do NDI pelo MEC é “um motivo de orgulho para o Núcleo, que vem trabalhando e batalhando há 30 anos em pesquisas e projetos na área de educação infantil”. O NDI possui projetos e ações em conjunto com o MEC, entre eles um curso de especialização na área, que tiveram as aulas da primeira turma iniciadas neste semestre.

O projeto faz parte da política nacional de formação de professores do Ministério de Educação, uma parceria do MEC e 17 universidades federais. O curso, que se estende por 18 meses somando um total de 450 horas/aula, tem como público-alvo diretores, coordenadores, auxiliares de sala, professores e profissionais de secretarias municipais.

Em Santa Catarina os polos de ensino foram divididos em três regiões: Oeste, em Chapecó, com uma turma, Norte, em Joinville, com duas turmas, e Capital, com três turmas. As aulas são presenciais e o curso é gratuito. Foram inscritos pela Plataforma Freire mais de 600 profissionais, mas apenas 240 alunos foram selecionados a partir de um processo seletivo.

Nos dias 4 e 5 de outubro acontecerá em Florianópolis a aula inaugural do curso. Foram convidadas para o evento Helena Freitas, presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, e Rita Coelho, coordenadora geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica. A aula será seguido por uma mesa-redonda que abordará o tema “Formação de Professores de Educação Infantil”, com as professoras Rosane Campos e Marilene Raupp.

Mais informações pelo e-mail direcaondi@ced.ufsc.br.

Por Ana Luísa Funchal/ Bolsista de Jornalismo na Agecom