Museólogo Márcio Rangel abre terça, 14, série Museu em Curso
O museólogo Marcio Rangel, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), do Rio de Janeiro, profere, no dia 14 de setembro, às 18h30min, no auditório do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (M.U.), na UFSC, a primeira palestra da série Museu em Curso. Aberta ao público em geral, mas direcionada a estudantes, pesquisadores e funcionários das áreas de história, antropologia e museologia, a palestra “Museu e Pesquisa” vai abordar a pesquisa científica como função essencial a ser desenvolvida pelas instituições museológicas. “Como espaço de produção e difusão de conhecimento, os museus só se sustentam com pesquisa”, explica Teresa Fossari, diretora do M.U.
Empreender uma política de formação de pessoas que atuam em museus e proporcionar a discussão sobre temas relativos à memória cultural. Esse é o objetivo do projeto Museu em Curso, uma realização do Museu da UFSC em parceria com a Associação dos Amigos do Museu Universitário. A programação prevê a realização de uma palestra mensal voltada às diversas áreas da teoria e da prática museológica. Mais três palestras ocorrerão ainda em 2010, sem inscrição prévia e com direito a certificado. Todas giram em torno da concepção da UFSC sobre Museu: “um espaço de memória, antigas ou contemporâneas, com o objetivo de preservação, difusão e reflexão sobre os significados simbólicos da cultura”, conforme define a museóloga Viviane Wermelinger.
Durante o evento, o museu da UFSC vai apresentar as linhas dos laboratórios de pesquisas que desenvolve e que estão ligadas a três acervos em exposição: etnologia, indígena e migrações (plurais do estado de Santa Catarina: açorianos, negros, índios e europeus, asiáticos etc.).
Sobre o Museu Universitário
O Museu Universitário Prof. Oswaldo Rodrigues Cabral, pertencente a UFSC, tem sua origem no Instituto de Antropologia, criado em 1965. Na década de 70, o Instituto de Antropologia foi transformado em Museu de Antropologia e posteriormente denominado Museu Universitário.
Em 1993, passou a ser denominado Museu Universitário “Prof. Oswaldo Rodrigues Cabral”, em homenagem ao seu idealizador, fundador e primeiro diretor.
Durante mais de 40 anos, o MU/UFSC vem pesquisando, produzindo e sistematizando conhecimento interdisciplinar sobre populações pré-coloniais, indígenas e descendentes de imigrantes europeus. A partir do seu acervo, desenvolve ações museológicas que promovem a reflexão crítica sobre a diversidade sociocultural, principalmente da região em que está inserido.
A formação do acervo do MU/UFSC está ligada à trajetória da instituição, precursora do ensino e da pesquisa no campo da Antropologia no Estado. Por ser proveniente de pesquisas científicas realizadas pelos integrantes e colaboradores do museu em diferentes partes do Estado e do país, o acervo encontra-se bem documentado e apresenta alto valor acadêmico. Compõe-se pelas seguintes coleções: etnográfica, indígena, arqueológica e de artes e ofícios. E ainda pelo seu caráter científico, destaca-se a Coleção Documental, resultante das pesquisas executadas pela equipe do MU/UFSC.
O espaço expositivo do MU vai ser muito incrementado com a construção de um arrojado edifício de 2.692 m2, destinado a abrigar exposições de longa duração, bem como exposições de curta duração. A edificação possuirá dois grandes pisos, dois mezaninos e um terraço na cobertura. Em termos funcionais, além dos espaços expositivos, vai comportar biblioteca, laboratórios, salas de atividades educativas e culturais, de descanso, de administração e de apoio – como instalações sanitárias, cafés e guarda-volumes. Nesse espaço, a instituição pretende mostrar a diversidade e o alcance da cultural dita local; aproximar o distante, estranhar o familiar, transcender objetos em direção a experiências e sensações que envolvem ambientes, relações, cosmologias e diferentes contextos.
Quem é Marcio Rangel?
Graduado em Museologia em 1995 e mestre em Memória Social em 2000 pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). É doutor em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz/COC, em 2006. Trabalhou durante três anos como museólogo do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional/MinC, atual Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Atualmente é pesquisador adjunto do Museu de Astronomia e Ciências Afins e professor do mestrado em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins. Consultor ad-hoc da FAPEMIG e da Editora Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em coleções histórico-científicas, história da ciência, memória e patrimônio. Ministra oficinas de capacitação de profissionais em museus em diversos estados do Brasil. Participa de comissões avaliadoras de prêmios e programas de financiamento do Ministério da Cultura.
Serviço:
O quê: Museu em curso, palestra com Marcio Rangel
Quando: 14 de setembro de 2010, das 18h30 às 20h3o
Quanto: Entrada franca
Informações: 48 3721-8604 ou 9325
museologia@museu.ufsc.br
Por Raquel Wandelli/ Jornalista na SeCarte/UFSC