Livro discute a relação de crianças e adolescentes com as novas tecnologias de informação e comunicação

15/09/2010 11:05

Crianças e mídias no Brasil – cenários de mudança, de Maria Luiza Belloni, é uma das mais recentes publicações para entender a criança, como sujeito complexo, em suas relações com as mídias e suas interações por meio das tecnologias de informação e comunicação, no contexto de uma sociedade desigual, altamente tecnificada e globalizada. Editada pela Papirus com apoio do CNPq, o livro, que será lançado na próxima quinta-feira, 23, às 18h, no auditório do Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC), é resultado de muitos anos de pesquisas realizadas com diferentes equipes de estudantes universitários de diversas áreas e com crianças e adolescentes de Salvador, Brasília e Florianópolis.

São dois ensaios nos quais Belloni procura estudar e compreender os modos como as crianças e os adolescentes estabelecem relações culturais, sociais e afetivas com as diferentes mídias às quais têm acesso. O primeiro, “Infância e mídias no Brasil: Desigualdades determinantes”, apresenta uma análise pessoal e “impressionista” da situação da infância no Brasil’, com ênfase nas desigualdades sociais que atingem crianças e adolescentes, inclusive em relação às mídias; o segundo, “Relatos de pesquisa: Desigualdades e aprendizagens”, apresenta resultados e análises das últimas pesquisas que Belloni realizou com a equipe do grupo de pesquisa Comunic, no Laboratório de Novas Tecnologias da UFSC (Lantec), o qual coordenou a criação e os primeiros anos de funcionamento na década de 1990.

“Para compreender as crianças é preciso ouvi-las, por isso, nossa metodologias de pesquisa tem como mote principal ouvir efetivamente, com atenção e respeito, as crianças e os adolescentes”, diz Belloni. “É necessário estar atento, criar metodologias de pesquisa que permitam compreender as representações, as produções, as interações e as aprendizagens geradas no uso dessas máquinas maravilhosas”.

Maria Luiza Belloni foi professora e pesquisadora da Universidade de Brasília e das universidades federais da Bahia e de Santa Catarina. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris V, com tese sobre a televisão educativa brasileira, desenvolve desde os anos 80 pesquisas sobre o papel das mídias no processo de socialização das novas gerações e sobre o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.

Publicou os livros O que é sociologia da infância; Educação a distância; O que é mídia-educação e A formação na sociedade do espetáculo(organizadora), além de artigos em revistas especializadas.