Hospital Universitário da UFSC terá Brigada de Incêndio

16/09/2010 09:31

Luciano Farias explica  a necessidade da prevenção

Luciano Farias explica a necessidade da prevenção

As equipes da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho e do Serviço de Segurança do Trabalho (SEST) da UFSC criaram o Curso de Formação da Primeira Brigada de Incêndio do Hospital Universitário. Em 30 anos de existência, o HU nunca teve um serviço de prevenção nessa área e o curso, dividido em duas etapas e ministrado exclusivamente aos funcionários do hospital, funcionará como uma espécie de “manual” de combate ao fogo. Nesta primeira etapa do mês de setembro inscreveram-se 35 servidores. Destes, 15 candidatos passarão por prova teórica e prática. Em outubro, haverá a segunda etapa, de onde sairão mais 15 selecionados.

Segundo Luciano Farias, um dos ministrantes do curso e servidor na SEST que faz vistoria anual no Hospital, agora, com a Brigada, haverá necessidade de mudanças, como fazer acompanhamentos no Sistema Hidráulico Preventivo (SHP) e no Sistema Preventivo por Extintores (SPE). Farias diz que será encaminhada ao reitor Alvaro Prata uma portaria instituindo a Brigada de Incêndio.

Nos planos futuros da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST), ele adianta que possibilidade de implantação de pequenas brigadas em todos os Centros da Universidade. E para todas elas, de acordo com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS), haverá cursos de reciclagem anual e curso de capacitação.

“Não podemos esperar que os sinistros aconteçam, se tirarmos por base o ocorrido no Hospital de Caridade, está na hora de realmente começarmos a pensar em prevenção”, garante Luciano.

Contatos com Luciano Farias pelos fones: 3721-9510 / 9534-9337, da SEST/DSST.

Por Celita Campos/jornalista na Agecom

Foto:Paulo Roberto Noronha/Agecom