Hall do Centro Tecnológico recebe barco solar “Garapuvu”
Está exposto no hall do Centro Tecnológico o barco solar Garapuvu, desenvolvido pela equipe Vento Sul e recém-chegado do Frisian Solar Challenge, campeonato mundial de barcos solares realizado na Holanda em julho desse ano. O Garapuvu foi o melhor colocado entre as equipes brasileiras; o barco mais leve a participar da competição e o primeiro a apresentar o sistema movimentação do piloto, o que dá maior controle de velocidade, característica elogiada pela organização do evento.
A Equipe Vento Sul foi formada em abril de 2009 sob coordenação do professor Orestes Alarcom, do Departamento de Engenharia Mecânica. Logo em seu primeiro Desafio Solar Brasil, a equipe foi campeã na categoria catamarã (embarcação com dois cascos). Em outubro próximo, a equipe se prepara para participar do Desafio Solar Brasil, em Paraty, além de organizar pela primeira vez em Florianópolis uma etapa do campeonato.
“Aprendi sobre muitos assuntos técnicos em relação a projeto e construção dos barcos, energia solar fotovoltaica. A experiência na Holanda também foi surpreendente, agrega muito ao currículo de qualquer membro da equipe”, ressalta o estudante de Engenharia Química, Tássio Simioni. O Garapuvu é orçado em aproximadamente R$180 mil, valor que foi custeado, em grande parte, por patrocinadores como Tractebel, Eletrosul, Radix e Fapesc, entre outros.
Maiores informações no Laboratório de Energia Solar da Engenharia Mecânica pelo fone: (48) 3721-9379 – ramal 220.
Por Nathan Mattes Schafer/bolsista de Jornalismo na Agecom
Fotos: Thaiane Machado/bolsista de Jornalismo na Agecom