Geólogo Jöel Pellerin recebe título de “Professor Emérito”

Pellerin e Prata: reconhecimento
Natural de Caen, na França, (5/02/1939), Jöel Pellerin se graduou em Geografia no ano de 1961 pela Université de Caen e possui doutorado em Geomorfologia pela mesma instituição. No Brasil, Pellerin lecionou primeiramente na USP (Universidade de São Paulo), mas só em 1994, após alguns anos de colaboração com professores e bolsistas da UFSC, se transferiu para Florianópolis, para atuar como pesquisador visitante. Em 1996 foi contratado nessa condição e, a partir de 1997, assumiu o cargo de Professor Adjunto.
Pellerin foi um dos fundadores do Laboratório de Geoprocessamento, e do Doutorado em Geografia na universidade. Participou no acordo internacional de Cooperação Universitária Brasil e Alemanha – Probal 2000 – representando o Departamento de Geociências da UFSC, em fevereiro de 2002. Publicou 29 artigos, um livro, e orientou cerca de 20 trabalhos de mestrado e doutorado.
Mesmo aposentado, Jöel Pellerin, continua a lecionar na UFSC como professor adjunto, nas áreas de Geomorfologia e Sensoriamento Remoto, além das pesquisas no Laboratório de Geoprocessamento. Foi ali, que desde 1994, Pellerin passou a desenvolver e implementar a utilização de softwares para o processamento digital de imagens obtidas por satélites. A universidade também lembra da disposição do professor em auxiliar, com trabalhos de campo, as vítimas das recentes tragédias naturais em nosso estado.
O contato com o professor pode ser feito através do número 3721-8596.
Por Nathan Mattes Schafer/bolsista de Jornalismo na Agecom
Foto: Rodolfo Conceição/bolsista de Jornalismo na Agecom