Geólogo Jöel Pellerin recebe título de “Professor Emérito”

03/09/2010 12:26

Pellerin e Prata: reconhecimento

Pellerin e Prata: reconhecimento

Na noite do dia 2 de setembro, quinta-feira, um satisfeito Jöel Pellerin recebia, das mãos do reitor Alvaro Toubes Prata, o título de Professor Emérito. A cerimônia, realizada no Auditório da Reitoria, já estava na programação da XXXI Semana da Geografia (SEMAGeo), que acaba hoje(3). Após dezesseis anos de contribuição ao Departamento de Geociências, Pellerin foi agraciado com o prêmio que destaca professores aposentados e com reconhecida excelência no exercício da atividade acadêmica.

Natural de Caen, na França, (5/02/1939), Jöel Pellerin se graduou em Geografia no ano de 1961 pela Université de Caen e possui doutorado em Geomorfologia pela mesma instituição. No Brasil, Pellerin lecionou primeiramente na USP (Universidade de São Paulo), mas só em 1994, após alguns anos de colaboração com professores e bolsistas da UFSC, se transferiu para Florianópolis, para atuar como pesquisador visitante. Em 1996 foi contratado nessa condição e, a partir de 1997, assumiu o cargo de Professor Adjunto.

Pellerin foi um dos fundadores do Laboratório de Geoprocessamento, e do Doutorado em Geografia na universidade. Participou no acordo internacional de Cooperação Universitária Brasil e Alemanha – Probal 2000 – representando o Departamento de Geociências da UFSC, em fevereiro de 2002. Publicou 29 artigos, um livro, e orientou cerca de 20 trabalhos de mestrado e doutorado.

Mesmo aposentado, Jöel Pellerin, continua a lecionar na UFSC como professor adjunto, nas áreas de Geomorfologia e Sensoriamento Remoto, além das pesquisas no Laboratório de Geoprocessamento. Foi ali, que desde 1994, Pellerin passou a desenvolver e implementar a utilização de softwares para o processamento digital de imagens obtidas por satélites. A universidade também lembra da disposição do professor em auxiliar, com trabalhos de campo, as vítimas das recentes tragédias naturais em nosso estado.

O contato com o professor pode ser feito através do número 3721-8596.

Por Nathan Mattes Schafer/bolsista de Jornalismo na Agecom

Foto: Rodolfo Conceição/bolsista de Jornalismo na Agecom