Especial Pesquisa: projeto colabora com modernização dos cartórios
De acordo com pesquisa Datafolha em 2009, por encomenda da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, os cartórios estão no topo da lista das instituições mais confiáveis. Ficam atrás apenas dos Correios, com melhor avaliação em “confiança e credibilidade” que imprensa, empresas, igreja, Ministério Público, polícia, Justiça. Apensar da imagem positiva, 60% dos entrevistados apontaram a morosidade das filas como desgastante e ponto a ser melhorado, assim como a informatização de serviços.
Em parceria com o Laboratório de Tecnologias de Gestão da Udesc, o Laboratório de Segurança em Computação da UFSC elaborou uma proposta para a informatização e modernização das chamadas serventias extrajudiciais, que respondem pela autenticidade de escrituras, testamentos públicos, registros imobiliários. O trabalho foi desenvolvido a pedido Câmara-e.net e do Colégio Notarial do Brasil (CNB), resultando no modelo conceitual de uma Central Notarial de Serviços Compartilhados.
Um dos principais aspectos levados em conta é a interoperabilidade, para permitir o compartilhamento e troca de informações. “A interoperabilidade vai ajudar a proporcionar ao cidadão e ao Estado facilidade de acesso, novos e melhores serviços”, explica o professor do Departamento de Informática e de Estatística da UFSC, Ricardo Felipe Custódio.
Segundo ele, o objetivo não é a simples automatização de atividades e serviços. A abordagem levada em conta é a de Centro de Serviços Compartilhados, uma solução que busca aumento da eficiência operacional com redução dos custos.
Autonomia administrativa, autonomia tecnológica, identidade compartilhada, gestão cooperada, confiança, domínio tecnológico, respeito à especialização e segurança de dados estão entre os princípios adotados. O modelo foi construído para permitir aos cartórios a digitalização, armazenamento e indexação dos documentos, com ciclo de vida controlado por sistema de gerência de documentos eletrônicos. A expectativa é de que o modelo conceitual proporcione ferramentas adequadas para a prestação de serviços de forma eficiente e com qualidade.
Mais informações: (48) 3721-7546 / custodio@inf.ufsc.br
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Leia outras matérias de pesquisa:
– Estudo identifica os métodos mais utilizados na preparação do feijão
– UFSC lidera iniciativa para desenvolvimento de banco de dados sobre nutrição de peixes de cultivo
– UFSC desenvolve projeto para reduzir vibrações e ruídos em aeronaves
– UFSC colabora com planejamento e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar
– Técnica pioneira testada na UFSC “silencia” vírus da mancha branca que afeta os camarões
– UFSC desenvolve estudo sobre conservação da araucária e uso sustentável do pinhão
– Tese gera fundamentos para regulamentação do uso da bracatinga, espécie nativa da Mata Atlântica
– Tese comprova potencial do “asfalto de borracha”
– Método de controle da gordura trans desenvolvido na UFSC é premiado
– Projeto do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos valoriza derivados da abóbora
– Estudo traça perfil de jogadores brasileiros que foram para grandes times de outros países
– UFSC constrói centro avançado de petróleo, gás e energia no Sapiens Parque
– Estudo sobre trabalho doméstico recebe menção honrosa no Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
– UFSC amplia estrutura laboratorial para monitoramento de ambientes aquáticos