Crítico literário renomado abre simpósio internacional
Começou nesta quarta-feira às 10h, no Auditório Henrique Fontes do CCE, o Simpósio Internacional de Literatura Argentina, com a conferência “Tres Inmersiones Fugaces”, ministrada pelo professor Noé Jitrik, da Universidade de Buenos Aires. A conferência foi precedida pela cerimônia de abertura, em que o professor Raúl Antelo, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, leu um texto de sua autoria, comentando a relação brasileira com os portenhos.
Após a leitura de Antelo, um auditório lotado assistiu ao professor Jorge Monteleone, também da Universidade de Buenos Aires, fazer um breve apanhado da carreira de Jitrik. Quando Monteleone terminou a apresentação, chamando o palestrante de mestre, recebeu em troca uma batidinha no ombro, seguida por um sorriso de Jitrik, que começou a falar, logo sendo interrompido por um microfone com problemas. O simpático argentino, de barba e cabelos grisalhos, fez uma piadinha, esperou e tornou a falar no microfone, sempre em espanhol.
“Chamam-me de crítico literário, mas não gosto de ser chamado assim. Todos somos críticos, no dia a dia, e a relação com o texto define identidades, é muito particular”, disse o professor, que é um dos mais renomados críticos literários da Argentina, com mais de 30 títulos no gênero, além de oito obras de ficção. Jitrik dirige desde 1997 o Instituto de Literatura Hispanoamericana da Universidade de Buenos Aires, que pesquisa e promove experiências de intercâmbio acadêmico entre intelectuais latinos e é doutor Honoris Causa de três universidades latinas – no México, Uruguai e Argentina.
O simpósio vai até o dia 1º de outubro, sexta-feira, sempre no Auditório Henrique Fontes. A programação completa pode ser conferida em: www.onetti.cce.ufsc.br/
Contatos: professores Raúl Antelo e Liliana Reales: (48) 9615-0563.
Por Nathan Mattes Schafer / Bolsista de Jornalismo na Agecom