Universidade recepciona novos alunos
 A UFSC recepcionou na manhã desta segunda, 09/08 – primeiro dia de aula do segundo semestre -, seus novos alunos. A cerimônia, que foi traduzida por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, teve a participação dos pró-reitores, diretores de centro e coordenadores dos cursos, a fim de acolher os calouros e passar-lhes as primeiras informações a respeito da Universidade. Os calouros receberam sacola com agenda, boné e informativos. Grupo de servidores técnico-administrativos, professores e alunos também realizou manifestação contra o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Douglas Wrublat, de 21 anos, veio até a UFSC especialmente para o evento, já que suas aulas começam no período da tarde. Calouro do curso de Engenharia Eletrônica, o estudante, que é de Laranjeiras do Sul (PR), tentava uma vaga na UFSC há cerca de três anos. “Espero que o curso seja bem proveitoso”, destacou.
Só no segundo semestre de 2010, no campus de Florianópolis, são 2.230 calouros: 1.592 de cursos diurnos e 638 dos noturnos. São quase 2 mil professores (90% deles com mestrado ou doutorado) e mais de 3 mil servidores técnico-administrativos que os recebem.
Tiago Mateus de Azevedo, integrante da coordenação geral do Diretório Central do Estudantes (DCE), saudou os alunos incitando-os a buscarem seus direitos dentro da UFSC, informando que, por causa das obras do Centro de Convivência – local onde o Diretório mantinha sua sede -, o DCE vem atuando junto ao Centro de Capacitação, situado ao lado da Ala B do Restaurante Universitário. O estudante convidou os novos alunos a participarem da Calourada (que tem sua programação divulgada na página do DCE), chamou a atenção para o retorno da cobrança de taxas acadêmicas e também provocou a plateia: “O que você vão fazer em relação à mobilidade urbana? À reforma agrária, e à Universidade? Nós é que definimos a nossa própria realidade”.
Marcela Cechinel, de 19 anos, Maycon Romualdo Silva, 18, e Débora Terezinha de Jesus, de 17, têm um passado – e também um futuro – em comum: os três frequentaram as aulas do Cursinho Pré-vestibular da UFSC. Marcela, que veio da unidade do Cursinho em São José, agora é caloura do curso de Letras/Português, e manifestou curiosidade a respeito do ambiente acadêmico. “Fico me perguntando como será a maneira dos professores ministrarem as aulas”. Maycon, que estudou na unidade de Vargem Grande, junto com Débora, agora é colega de Marcela, e conta que teve dúvidas na hora de escolher a profissão. “Fiquei tentado a escolher cursos da área da Saúde, mas acabei me decidindo por Letras, porque gosto muito de ler e escrever”. Já Débora optou por Pedagogia, não sem antes hesitar também: chegou a pensar em fazer Educação Física. A escolha, no entanto, fica em segundo plano quando ela diz o que pretende para os próximos anos: “Quero ser uma boa profissional”.
O Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Cláudio Amante, mencionou as ações da PRAE, ressaltando as políticas de permanência, como o acesso ao Restaurante Universitário, à Moradia Estudantil e às bolsas-permanência.
Yara Maria Rauh Muller, pró-reitora de Ensino de Graduação, destacou que apenas 20% dos jovens brasileiros conseguem chegar ao ensino público superior. A professora estimulou os novos alunos a se dedicarem aos estudos e também às demais atividades universitárias, como os congressos, as palestras e os projetos de extensão. “Hoje a UFSC tem cerca de 27 mil alunos de graduação – em cursos presenciais e a distância – , e em 50 anos, já formou quase 70 mil profissionais”.
“Os egressos são o nosso maior tesouro”, afirmou o reitor Alvaro Toubes Prata, mencionando dados nada modestos: “A UFSC está entre as melhores universidades do Planeta. Das instituições brasileiras, estamos em terceiro lugar – ficando atrás apenas da USP e da Unicamp”. Os números são do Ranking Mundial de Universidades na Web (Webometrics) e já foram analisados em matéria que pode ser conferida aqui.
A cerimônia se encerrou com almoço composto de carreteiro, suco, salada e frutas oferecido no próprio Centro de Eventos. Os alunos do período noturno também serão recepcionados no mesmo local, a partir das 19h desta segunda.
Mais informações no Centro de Cultura e Eventos, com Luiz Roberto Barbosa ou Cléia Ramos, pelo fone 3721-9559 ou 3721-8602.
Por Cláudia Schaun Reis/ Jornalista na Agecom
Fotos: Paulo noronha/ Agecom
        



























