UFSC realiza colóquio internacional sobre estudos transculturais nas Américas
O Colóquio Internacional “Transcultural Studies in the Americas” (Estudos Transculturais nas Américas) será realizado nesta quinta-feira, dia 5 de agosto, na Sala Machado de Assis, Centro de Comunicação e Expressão (CCE-B), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Com início às 16h, o evento tem como palestrantes os professores Jason Cortés e Laura Lomas, da Rutgers University, e Eliana Ávila, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC.
O colóquio discutirá três temáticas: literatura de imigração brasileira nos Estados Unidos; questões de gênero na fronteira cultural entre Inglaterra e Caribe; e ‘o gênero do gênero’ do testemunho haitiano na contra-corrente da história oficial.
Programação:
– “Migrant Heartbreak and Hollywood Fantasy: Tales of the Brazilian-American Diaspora in Kathleen de Azevedo`s – Samba Dreamers” – Laura Lomas, Rutgers University.
– “Wild(e) in the Caribbean: Junot Díaz’s Macho Ethics” – Jason Cortés, Rutgers University.
– “Queering Genre in the Borderlands of Haitian-U.S. Literature: From
Transcodification to Translation” – Eliana Ávila, UFSC.
Sobre os palestrantes:
Laura Lomas – Ph.D. em Literatura Comparada pela Columbia University é professora associada do Departamento de Inglês de Rutgers University, onde atua no Programa de Graduação em Estudos de Gênero e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Americanos. É especialista em Literatura de Imigração das Américas aos EUA, Culturas de Imigrantes e Descendentes Latinas/os, e Estudos Culturais Feministas. Publicou o livro “Translating Empire: José Martí, Migrant Latino Subjects and American Modernities” (Duke University Press, 2008), do qual recebeu o prêmio de Melhor Livro na área de Estudos das Culturas de Latinas/os e Chicanas/os (MLA – Modern Language Association).
Jason Cortés – Ph.D. em Literatura Hispano-Americana pela The Pennsylvania State University é professor assistente do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas e Clássicas de Rutgers University, onde atua nas áreas de Espanhol e Estudos de Literatura e Cultura de Imigrantes e Descendentes Latinas/os nos EUA. O professor Cortés atuou também nas universidades de Yale, Brown, e UMass/Boston, e atualmente está preparando os manuscritos de seus livros intitulados “Macho Ethics: Masculinity and Self-Representation in Latino-Caribbean Narrative” e “Loving Death: The Necrophilic Imagination in Latin/o America”.
Eliana Ávila – Doutora em Letras/Literatura em Língua Inglesa pela UFSC, 2002, é professora adjunta do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC, onde atua nas áreas de Estudos Culturais e Teoria e Crítica Literária e Cultural, nos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Inglês, bem como no IEG – Instituto de Estudos de Gênero da UFSC (CFH/CCE). Lidera o Grupo de Pesquisa “Estudos de Fronteira e Tradução Cultural: Perspectivas *Queer*, Pós-Coloniais e de Pós-Deficiência” (CNPq), e está preparando os manuscritos de seus livros intitulados “Estudos Americanos Internacionais: Mudanças Paradigmáticas” e “Transculturation in Elizabeth Bishop’s Braz/silian Poet(h)ics”.
Outras informações pelo telefone (48) 3721-9455 (Pós-Graduação em Inglês) ou pelo e-mail elavila.ufsc@gmail.com.br.
Por Margareth Rossi/Jornalista da Agecom