UFSC é a grande vencedora da pesquisa de marcas
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi a grande vencedora na terceira edição do Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional (Impar 2110), promovida pela RIC/Record a partir de pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência. No ano em que comemora 50 anos, a instituição foi a única que conquistou o prêmio em quatro categorias: venceu no Estado e na Grande Florianópolis no Ensino Superior e destacou-se como a marca mais lembrada e preferida na Pós-Graduação em Santa Catarina e na sua região. A solenidade de premiação, coordenada pela direção da Rede Independência de Comunicação (RIC), aconteceu ontem à noite (25) no auditório da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc). Os troféus foram recebidos, em nome da Reitoria da UFSC, pela direção da Agência de Comunicação (Agecom).
Foram analisadas 45 categorias de produtos e serviços no mercado catarinense, sendo 34 estaduais ou nacionais e 11 regionais. O projeto realizou 1.708 entrevistas,divididas em oito regiões: Grande Florianópolis, Extremo Sul, Planalto Serrano, Foz do Itajaí, Vale do Itajaí, Norte, Meio-Oeste e Extremo-Oeste. As marcas mais lembradas e preferidas no estado e nas regiões são agraciadas com o certificado IMPAR, em reconhecimento à preferência dos consumidores.
O reitor Alvaro Prata, orgulhoso pelo desempenho da UFSC, dedicou os prêmios ao aniversário de 50 anos da Instituição. “A legitimidade aferida pela pesquisa junto à sociedade é o fruto da dedicação diuturna da comunidade universitária ao longo da sua história”, sintetizou. A UFSC, ainda segundo o reitor, é uma marca consolidada e que remete a valores como qualidade e excelência.
A direção da Agecom ressaltou a importância e o papel da UFSC nos cenários regional, nacional e internacional. “Além de internacionalizada e reconhecida no País, a Universidade interiorizou-se com a abertura dos campi de Joinville, Araranguá e Curitibanos”.
Para o reitor, o reconhecimento da UFSC também é resultado da boa divulgação realizada pela equipe da Agecom. Citou como exemplo desse trabalho o recém-lançado “Guia de Fontes – Onde e como achar informações científicas”, que aproxima jornalistas, meios de comunicação e pesquisadores.
O Grupo RIC lançou durante a solenidade uma revista especial contendo dados sobre todas as marcas vencedoras. Também o jornal Notícias do Dia, está preparando um caderno especial.
Fotos: Paulo Roberto Noronha/Agecom
Lucas Sampaio































