Ronaldo Mota ministra aula inaugural do Centro Tecnológico e palestra na UFSC
 O Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, professor Ronaldo Mota, ministra nesta sexta-feira, dia 13, a aula inaugural do segundo semestre letivo de 2010 do Centro Tecnológico (CTC). A palestra tem como tema “A Construção do Conhecimento Científico e Tecnológico” e será realizada às 10h, no auditório da Reitoria. A aula inaugural é promovida pela direção do CTC em conjunto com a Administração Central da UFSC.
Na palestra o tema será tratado em caráter introdutório, através de uma abordagem histórica em um nível acessível a todo o público. As origens da ciência serão apresentadas e as principais contribuições debatidas acerca do período que se inicia nas sociedades primitivas, passando pela Grécia Antiga e a Idade Média, até a Renascença, culminando com a consolidação das bases do Método Científico em Galileu. O amadurecimento do método científico será tratado na palestra através da figura de Isaac Newton. Por fim, serão analisadas as relações entre conhecimento e produção nos séculos seguintes, até o papel específico e determinante da ciência, tecnologia e inovação na sociedade contemporânea.
Na parte da tarde, às 14h30, na Sala dos Conselhos, Ronaldo Mota fala sobre “Inovação e Educação Superior”, para diretores e Administração Central da Universidade. O evento integra as comemorações dos 50 anos da UFSC.
Ronaldo Mota é secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia e professor titular de Física da Universidade Federal de Santa Maria/RS. É bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq, além de pós-doutor em Física pela University of British Columbia/Canadá e pela University of Utah/EUA. Sua área principal de atuação é Modelagem e Simulação em Materiais Nanoestruturados. Também faz parte do Conselho de Administração da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. Ronaldo Mota foi secretário da Educação Superior, secretário de Educação a Distância, ocupou interinamente o cargo de ministro da Educação em 2006 e foi condecorado pelo Presidente da República com a medalha Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2008.
Fonte: Centro Tecnológico (CTC) e Currículo Lattes
Por Victor Hugo Bittencourt / Nucom/CTC
        



























