Programa de atividade física para terceira idade comemora 25 anos

20/08/2010 09:38

O Programa de Atividade Física para Terceira Idade do Centro de Desportos (CDS/UFSC) comemora 25 anos de atuação com cerimônia hoje, dia 20, às 9h, no Centro de Cultura e Eventos (auditório Garapuvu). Na comemoração serão homenageados três idosos que permanecem desde o primeiro ano do programa, 1985, além da apresentação de todas as turmas atuais. Antes das homenagens, às 8h, será realizada uma missa de ação de graças,no Templo Ecumênico da UFSC, com a presença de alunos e a equipe do projeto.

No dia 26 de agosto, quinta-feira, às 14h30min, haverá um baile no Clube Paula Ramos, com música ao vivo. O ingresso custa R$ 3, e o valor é destinado ao pagamento dos músicos, e da taxa do ECAD, órgão que fiscaliza os direitos autorais na música. Também estão sendo realizadas aulas comemorativas no deque do Laguinho, nas primeiras sextas-feiras de cada mês, de julho a dezembro.

O Programa da UFSC foi o terceiro a ser criado no país, ficando atrás apenas do SESC-SP, e da Universidade Federal de Santa Maria. A criação foi uma iniciativa do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI)em parceria com o CDS. Na época, não havia literatura nem experiência na área, e a primeira turma contava com apenas cinco alunos.

A professora Marize Amorim Lopes, que coordena o programa desde a sua criação, conta que, no início, a idade mínima indicada para o ingresso era 50 anos, e hoje em dia, está por volta dos 70, que é também a média de idade dos alunos. “Eles envelheceram com a gente, temos 13% de alunos longevos, isto é, aqueles que passaram dos 80”, comemora. Atualmente, participam sete bolsistas e aproximadamente 600 alunos. Após os 25 anos no projeto, Marize acha que a UFSC poderia disponibilizar um espaço específico para as atividades adaptadas, beneficiando não somente idosos, mas também portadores de deficiência.

Além da atividade física, há um resgate da cultura açoriana com o Grupo de Dança Folclórica, que já lançou CD e DVD. No total, são dez turmas de ginástica, uma de vôlei, uma de dança, duas de hidroginástica e uma de natação, e mais uma turma de ginástica na Serrinha, bairro próximo à universidade. As aulas são ministradas pelas professoras Marize Amorim Soares e Tânia Bertoldo Benedetti, e o idoso pode optar por frequentá-las duas ou três vezes por semana.

Outras informações pelo e-mail marizefloripa@hotmail.com.

Por Nathan Mattes Schafer/bolsista de Jornalismo na Agecom