Parcerias com editoras internacionais abrem fronteiras para a Editora da UFSC

09/08/2010 17:08

Nova safra de livros publicados pela Editora da UFSC em parceria com outras editoras vão de Franz Kafka, passando por Gonçalo Tavares a Silveira de Souza

Franz Kafka, romancista, contista e novelista tcheco; Miguel Vale de Almeida, expoente ensaísta e antropólogo português, Gonçalo Tavares, poeta e romancista também português, Gabriel Fernandes, pesquisador da África, Silveira de Souza, contista catarinense. A Editora da UFSC está alargando suas fronteiras em todo mundo através de uma série de parcerias com outras editoras nacionais e internacionais cujo critério de escolha é a relevância e não a procedência geográfica, conforme enfatiza seu novo diretor, Sérgio Medeiros. Depois de publicar o festejado Divagações, o livro de ensaios inédito em língua portuguesa do poeta francês Stéphanne Mallarmé, baluarte do modernismo, a Edufsc coloca no mercado uma bateria de grandes autores internacionais, nacionais e locais.

Há cerca de um mês circulando no mercado livresco nacional, com direito ao estande de entrada da Livraria Cultura de São Paulo, Divagações será formalmente lançado em Florianópolis no dia 12 de agosto, às 18h30min, no auditório Carlos Drummond, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, na presença do tradutor Fernando Scheibe. Assim como as obras de Mallarmé e do clássico argentino Evaristo Carriego (Poesia herege), que mereceram resenhas de capa dos suplementos literários dos maiores jornais do país, a nova série já é aguardada pelo mercado editorial brasileiro. O abre-alas de mais esta safra globalizada da EdUFSC é Breves Notas, livro-estante do escritor português Gonçalo M. Tavares, um dos mais importantes escritores contemporâneos de Portugal, com obras traduzidas e editados em mais de 20 países, em parceria com a Editora da Casa, ligada a Design Editora, de Jaraguá do Sul. Na esteira de Breves Notas vem A Chave do Armário, o livro do professor e deputado português Miguel Vale de Almeida, um dos mais importantes pesquisadores das questões de gênero. Fruto de uma parceria com a editora portuguesa Imprensa de Ciências Sociais, a obra será lançada durante o Congresso Fazendo Gênero, no dia 25 de setembro, às 19 horas, no auditório do Centro de Cultura e Eventos em Florianópolis.

O prosseguimento da parceria com a Universidade de Cabo Verde possibilitará para ainda este semestre a reedição do livro A Diluição da África, do professor e pesquisador Gabriel Fernandes, com a colaboração do professor de Sociologia e Ciência Política da UFSC, Héctor Ricardo Leis. Essa edição amplia não só as relações com Portugal, mas também com a África e com o universo falante da língua portuguesa. A editora está centrando esforços ainda na edição dos dois volumes da antologia de contos Ecos do Porão, de Silveira de Souza, considerado pela crítica um dos melhores autores de Santa Catarina. E em parceria com a Editora Bernúncia, de Florianópolis, está publicando o livro 28 desaforismos, do autor tcheco Franz Kakfa, traduzidos pelo mesmo Silveira de Sousa.

A Editora da UFSC também começa a abrir o seu leque de ações para outros países e línguas, estreitando os laços com países vizinhos, como Argentina e Uruguai, e também com países latinos como o México, europeus como Itália e França e, ainda, os Estados Unidos da América. As séries Didática e Ethica também estão sendo enriquecidas com novos títulos: Anatomia Sistêmica, de Carla Gabrielli e Juliano Córdova e Atualidade em Hegel, de Maria de Lourdes Borges Todas essas novas publicações compõem o catálogo que pode ser consultado no site: www.editora.ufsc.br. De 10 a 31 deste mês, a EdUFSC abre, na Praça da Cidadania, em frente ao prédio da Reitoria, seu tradicional feirão de livros, quando esses e outros exemplares serão oferecidos com até 50% de desconto.

Por Raquel Wandelli, jornalista na SeCarte

raquelwandelli@yahoo.com.br e raquelwandelli@reitoria.ufsc.br

(048) 37219459 e 99110524

www.secarte.ufsc.br

Informações: EdUFSC – 37219408