Opinião: O primeiro ano do Campus da UFSC em Joinville
A UFSC optou por implantar no Norte do Estado de Santa Catarina um novo campus de ensino superior, com foco na área da Engenharia da Mobilidade. Em face da logística de implantação, optou-se por iniciar as atividades no campus da Univille, com 200 alunos. Ainda em 2009 foi feito o vestibular unificado para os quatro campi da UFSC, selecionando 400 alunos para o campus de Joinville. Assim, neste ano de 2010, recebemos 200 alunos em março e mais 200 em agosto, totalizando 600 estudantes.
Além disso, contratamos oito servidores técnicos e administrativos, todos com curso superior. Fizemos dois concursos para professores, sendo selecionados 22 professores doutores entre os mais de 140 candidatos que se inscreveram nas duas seleções realizadas. Contratamos também um professor sênior, vindo do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Hoje, temos uma força de trabalho docente de 25 professores, com formação de doutorado, sendo que a grande maioria com experiência em estágio de pós-doutorado.
Os estudantes que optam pelo Centro de Engenharia da Mobilidade têm como alternativas de diplomação o Bacharelado em Tecnologia Veicular ou de Transporte, se cumpridas as disciplinas dos três primeiros anos do curso, e formar-se Engenheiro, se completada toda a formação prevista no final de cinco.
Diante da diversidade de assuntos abordados no Centro de Engenharia da Mobilidade (CEM) e a possibilidade da formação no bacharelado e na Engenharia, o Planejamento Político Pedagógico foi organizado em três grandes ciclos. O primeiro, que corresponde aos dois primeiros anos, compreende conteúdos básicos para a formação de Engenharia.
O segundo ciclo, que corresponde ao terceiro ano, destina-se ao estudo de dois grandes eixos de formação profissional requeridas para o bacharelado nas áreas veicular e de transporte. O terceiro ciclo compreende o quarto e quinto anos e se destina à formação específica de cada uma das sete áreas de concentração da Engenharia: naval e oceânica, aeronáutica e espacial, automobilística, ferroviária e metroviária, mecatrônica, tráfego e logística e infra-estrutura de transporte.
Como dizia o professor Zeferino Vaz, primeiro Reitor da Unicamp, uma universidade se faz com três elementos básicos: cérebro, cérebro e cérebro. Pensamos que neste sentido conseguimos dar uma boa partida neste processo de implantação do campus (ou dos campi), em nível do corpo discente, docente e administrativo. Entendemos que falta ainda consolidar um espaço de trabalho dotado de condições adequadas para as atividades de ensino, pesquisa e extensão no campus de Joinville.
A UFSC tem sido intensa e incansável para superar as barreiras que se apresentaram para implantar as obras em Joinville, em face dos problemas ocorridos com o planejamento inicial do campus. Estamos numa luta conjunta com a sociedade via informações transmitidas para a imprensa, e com os órgãos municipais e estaduais para transformar em realidade o sonho de todos que querem o campus da UFSC na região Norte do Estado de Santa Catarina.
A direção do Campus da UFSC em Joinville



























