Nona edição do Fazendo Gênero movimenta campus

25/08/2010 16:23

Realizado de dois em dois anos, o Fazendo Gênero reúne, no campus da UFSC, pesquisadores, estudantes e militantes em torno de debates sobre questões de gênero. Nesta quarta, 25/08, terceiro dia do evento, o auditório do CSE foi lotado por pessoas que assistiam à palestra “Imaginário, Poder e Violência”, sob coordenação da professora Simone Schmidt, que atua do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, do CCE. A nona edição do fazendo Gênero tem o tema Diásporas, Diversidades e Deslocamentos, que será abordado sob diversos ângulos durante quatro dias.

Foram convidados palestrantes de diversos países, como a portuguesa Ana Gabriela Vilela Pereira Macedo, da Universidade do Minho, de Portugal, e Macarena Gómez-Barris da University of Southern Califórnia, dos EUA. Além das duas, ainda havia a professora da Universidade Federal Fluminense, Laura Cavalcante Padilha.

Durante a manhã, os espectadores acompanharam obras que retratavam dramas femininos; que iam de imagens do tráfico de mulheres na Europa, passando por obras que tinham como tema a mutilação genital feminina na África, até textos retratando a violência política sofrida por chilenas durante a ditadura de Augusto Pinochet. Ao fim, as palestrantes responderam às perguntas dos presentes.

Confira a programação em: www.fazendogenero9.ufsc.br

Por Nathan Mattes Schafer/ Bolsista de Jornalismo na Agecom