Mostra de Cinema Ambiental começa no dia 17

10/08/2010 10:34

Começa no próximo dia 17, no auditório do Centro de Ciências da Educação da UFSC, a Mostra de Cinema Ambiental III “FICA na UFSC”. A organização é do Grupo TECENDO – Estudos Culturais e Educação Ambiental (www.grupotecendo.com.br), com apoio da Secretaria de Cultura e Arte – SeCart. A entrada é gratuita e os filmes são legendados.

Programa:

Terça dia, 17 de agosto:

16h30min

Os anjos dos dejetos + Efeito reciclagem

18h30min

Caçando capivara + A árvore da música

Quarta dia, 18 de agosto:

14h30min

Caçando capivara + A árvore da música

16h30min

Estamira

18h30min

Os anjos dos dejetos + Efeito reciclagem

Efeito Reciclagem

Troféu Carmo Bernardes – R$ 35 mil – Melhor longa-metragem-Documentário, 93 min, 2009, direção: Sean Walsh (Brasil – SP).

Sinopse:

Muitas vezes, marginalizado pela sociedade, o submundo da reciclagem de São Paulo – a maior metrópole do Brasil – é o pano de fundo para a história comovente de Claudinês e sua família. Efeito Reciclagem revela o dia-a-dia deste homem, pai de mais de 27 crianças, e de muitos outros que vivem da coleta de material reciclável que jogamos fora. Com esse objetivo, Claudinês percorre rotineiramente o bairro Santa Ifigênia, no centro da cidade, em sua Kombi verde limão.

Caçando Capivara

Troféu Jesco Von Putkamer – R$ 25 mil – Melhor média-metragem:

Documentário, 57 min, 2009, Brasil-MG.

Direção: Derli, Marilton, Fernando, João Duro, Janaína, Joanina, Juninha e Zé Ca

Sinopse:

Caçadores Tikmu un saem com seus cães e espíritos aliados em busca da capivara. Cantos, olhares e eventos. Intensiades que se agitam sob um plano de aparente silêncio.

Les Anges Dechets (Os Anjos dos Dejetos)

Menção Honrosa (Sem premiação em dinheiro) – Melhor curta-metragem: escolhido pelo júri por sua forma gráfica e inusitada aproximação ao problema do lixo:

Animação, 5 min, Canadá/2008.

Direção: Pierre Trudeau

Sinopse:

Um documentário de animais sem animais. A descoberta de uma natureza feita de objetos inanimados. Uma celebração da vida em compania do lixo.

A Árvore da Música – Documentário, 80min, 2009, direção: Otávio Juliano – São Paulo, Brasil

Sinopse:

O IBAMA considera o pau-brasil como espécie da flora em perigo de extinção. A música de Beethoven, Brahms, Schubert e seus herdeiros musicais não pode ser executada sem o arco de violino moderno, mas os arcos de alta qualidade só podem ser feitos a partir da madeira do pau-brasil, encontrado apenas nas matas brasileiras. O paralelo entre a extinção do pau-brasil e seu efeito na música é a espinha dorsal do documentário. O futuro da música depende de uma árvore à beira da extinção.

Mais informações com o professor Leandro Belinaso Guimarães,

(lebelinaso@uol.com.br/8833.3447).