Monitoração da fila do RU auxilia na escolha de horários
Desde o início desta semana, a fila do bloco A do Restaurante Universitário é monitorada por uma câmera instalada Secretaria de Relações Institucionais e internacionais (Sinter) pela Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC). As imagens podem ser vistas em tempo real através do link //server.stream.ufsc.br/ru.
“A ideia é fazer com que os alunos acompanhem a situação da fila para selecionar um horário de menor fluxo e reduzir o tempo de espera”, afirma Gustavo Mateus, servidor do SeTIC. De acordo com o número de acessos nas próximas semanas, a superintendência fará melhorias no serviço – como o aumento do número e melhoria da localização de câmeras e qualidade da transmissão – ou desativará o streaming.
A primeira câmera instalada na universidade com link para acompanhamento online foi a do “olho do boi”, que fica no monumento ao lado do Centro de Cultura e Eventos e oferece a visão do lago. “Essa transmissão tem uma média de dez a 20 acessos únicos por dia. As imagens do RU têm tido uma média de 100 acessos únicos diários. Se esse número for mantido, é provável que o sistema seja mantido e otimizado”, prevê Mateus.
Por Murilo Bomfim/bolsista de Jornalismo na Agecom



























