Estudos do corpo e do movimento têm evento na UFSC e na Udesc

16/08/2010 17:28

Fotos: Sérgio Ariel

Fotos: Sérgio Ariel

Na semana de 23 a 28 de agosto, o projeto de extensão “Tubo de Ensaio” promove atividades gratuitas voltadas a interessados nos estudos do corpo e movimento. O evento traz a Florianópolis a artista Mônica Infante e a professora Lenita Silveira, certificada pela Alexander Technique International.

De 23 a 27 de agosto será ministrada a oficina “Técnica Alexander: Um estudo do movimento”. No dia 25 será promovida a aula aberta “Princípios da Técnica Alexander”. E no dia 28 serão realizados o encontro e a aula aberta intitulados “Técnica Alexander e criação em dança”. Os eventos são abertos ao público e as vagas são limitadas.

Realizado desde 2001, o projeto de extensão “Tubo de Ensaio” é uma parceria entre o Centro de Artes da Udesc e o Centro de Desportos da UFSC. E tem como objetivo desenvolver ações voltadas à qualificação, ao desenvolvimento e à formação da dança contemporânea em Santa Catarina. A coordenação é da pesquisadora Jussara Xavier e das professoras Sandra Meyer e Vera Torres.

A programação comemorativa ao décimo ano do projeto contempla residências artísticas, oficinas, apresentações e palestras com convidados ao longo de 2010, e será viabilizada com recursos do Prêmio Edital 01/2010 – Edital de Cultura Udesc.

Sobre as convidadas:

Lenita Silveira
(Nova Iorque/Curitiba)

Natural de Curitiba, é bacharel e licenciada em Dança, pela Universidade Católica de Curitiba e Teatro Guaíra. Nos Estados Unidos, graduou-se na Técnica de Alexander, durante três anos de treinamento intensivo. Em 2004, em Londres, concluiu sua pós-graduação na Constructive Teaching Centre, a mais antiga escola da Técnica Alexander do mundo, onde estudou com o renomado professor Walter Carrington, o qual, em 1938, recebeu treinamento do próprio F.M. Alexander, o criador do método. Há 15 anos Lenita Silveira leciona a Técnica Alexander em Nova York (onde reside), Londres e Brasil, tanto para grupos como aulas individuais. Entre outros interesses, Lenita pratica meditação (Budismo Tibetano), canto, dança e outras atividades relacionadas com o estar/ficar no momento presente. Lenita é professora certificada pela Alexander Technique International (ATI).

Monica Infante (Curitiba)

Graduada em Dança pelo London Studio Centre – Universidade de Middlesex. Londres, Inglaterra. Diretora de Movimento do grupo de teatro da PUC/PR. É uma das fundadoras do Centro de Desenvolvimento de KI onde pratica e ministra aulas de Aikidô e de Aiki e Consciência Corporal aplicando os princípios da Técnica Alexander. É uma das articuladoras do Conexão Sul (Paraná) e orientadora de projetos Casa Hoffmann em Curitiba.

Sobre as atividades:

Oficina: Técnica Alexander: um estudo do movimento


A Técnica Alexander é um método educacional que nos leva a ficar conscientes de nossos padrões habituais de pensar e trabalhar o corpo (movimento, alinhamento, respiração); e como tais padrões interferem com nosso equilíbrio natural e com os princípios básicos de movimento e respiração. O método ativa uma forma inteligente e eficaz de usar nosso corpo e mente. Torna o artista mais alerta, concentrado e criativo, além de melhorar o uso da voz, ajuda o performer a controlar a ansiedade no palco, desenvolvendo uma forte presença cênica.

Aula aberta: Princípios da Técnica Alexander

Ao estudar os princípios da Técnica Alexander desenvolve-se uma aguçada consciência do corpo e de seus movimentos, contribuindo para a liberação da imaginação e para o desenvolvimento do processo criativo. O objetivo é levar os participantes a investigarem e explorarem a expansão do fluxo do movimento que ocorre quando estes se permitem pausar, pensar, observar, respirar e sentir enquanto se movem. Em outras palavras, uma investigação da conexão corpo/mente.

Encontro: Técnica Alexander e criação em dança

Demonstração prática de dança/performance e conversa aberta com participantes da oficina e demais interessados. O diálogo tem como ponto de partida o relato de experiências aliado ao reconhecimento da validade de aplicação da Técnica Alexander na dança, concentrando-se no processo artístico da performance Lago Amarelo.

Aula aberta: Técnica Alexander e criação em dança

Experiência prática de conexão da Técnica Alexander e composição em dança contemporânea. Como intérprete-criadora, Mônica Infante trabalha na pesquisa de pausas, micromovimentos e pensamentos, sempre atenta a unidade mentecorpo.

Serviço:

Oficina Técnica Alexander: um estudo do movimento

Ministrante: Lenita Silveira (Nova Iorque/Curitiba)

Data: 23 a 27 de agosto 2010

Horário: 9h às 12h

Local: Sala de dança Ceart/Udesc

Atividade gratuita

Inscrições: enviar breve currículo (máximo 10 linhas) por email até 20 de agosto

E-mail: tubodeensaiocursos@gmail.com

Público-alvo: Interessados em estudos do corpo e movimento; artistas da dança, teatro e performance.

Vagas limitadas

Para emissão de certificado é necessário a participação integral.

Encontro: Técnica Alexander e criação em dança

Com Lenita Silveira (Nova Iorque/Curitiba) e a bailarina Monica Infante (Curitiba)

Data: 28 de agosto

Horário: 15h30

Local: Espaço 1 Ceart/Udesc

Entrada gratuita

Aula aberta: Princípios da Técnica Alexander

Ministrante: Lenita Silveira (Nova Iorque/Curitiba)

Data: 25 de agosto

Horário: 16h às 18h

Local: Sala Laboratório de Dança B – CDS/UFSC, bloco 5 – Campus Universitário – Trindade.

Atividade gratuita

Público-alvo: Acadêmicos e comunidade em geral

Vagas limitadas

Aula aberta: Princípios da Técnica Alexander e criação em dança

Ministrante: Monica Infante (Curitiba)

Data: 28 de agosto

Horário: 10h às 12h

Local: Espaço 1 Ceart/Udesc

Atividade gratuita

Público-alvo: Acadêmicos e comunidade em geral

Vagas limitadas

Contatos: tubodeensaiocursos@gmail.com e (48)9128-0222.