Especial Pesquisa: UFSC colabora com planejamento e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar
A cada 100 estudantes avaliados em Santa Catarina, 21, cerca de um quinto, têm características de sobrepeso ou obesidade. Estudo realizado a partir de uma amostragem de 4.964 alunos entre 6 e 10 anos, matriculados em 345 escolas do ensino fundamental, revela prevalência de 15,4% de sobrepeso e de 6% de obesidade. A avaliação foi realizada entre junho de 2007 e maio de 2008, com dados analisados e publicados na Revista Brasileira de Epidemiologia em 2009.
Os índices são próximos aos encontrados em estudos internacionais, que trazem 14,3% de sobrepeso e 3,8% de obesidade para a França; 15,5 e 4,3% para Alemanha. Dados mais elevadas foram encontrados no México (28,1 de sobrepeso e 13,7% de obesidade) e Portugal (23 e 12,6%).
Nutricionistas e acadêmicos dos cursos de graduação e de pós-graduação em Nutrição da UFSC formaram a equipe responsável pela avaliação em Santa Catarina. Para o grupo, os dados evidenciam que o sobrepeso e a obesidade atingem tanto países desenvolvidos quanto em desenvolvimento, confirmando uma epidemia global que se torna uma das preocupações no campo da saúde pública.
O estudo que busca subsidiar programas de promoção da saúde e ações para prevenção e redução do sobrepeso e da obesidade foi desenvolvido a partir de uma das ações do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar de Santa Catarina (Cecane/SC).
O Centro foi criado em 2007, em uma parceria entre a UFSC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “O objetivo é colaborar com a formação de agentes envolvidos no planejamento, gestão e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Estado de Santa Catarina”, explica o professor do Departamento de Nutrição da UFSC, Francisco de Assis Guedes, coordenador geral do Cecane/SC.
Além de desenvolver projetos de pesquisa na área de alimentação e nutrição, a equipe oferece apoio técnico e assessoria aos municípios catarinenses no planejamento, gestão e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Também realiza atividades de extensão. Em 2008 e 2009 o Cecane/SC capacitou 850 pessoas envolvidas com a alimentação escolar: 528 merendeiras, 47 nutricionistas, 230 conselheiros da alimentação nas escolas e 45 profissionais da educação. Foram realizados 12 cursos, seminários ou oficinas. A equipe desenvolve ainda o Projeto Creches Saudáveis, direcionado à educação em saúde, alimentação e nutrição nas Unidades de Ensino Infantil de Florianópolis.
Três projetos de pesquisa já foram desenvolvidos. Um deles buscou avaliar o cumprimento da Lei das Cantinas. O grupo também avaliou a atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar e os modelos de gestão do PNAE no Estado.
Em 2010 Centro está envolvido com capacitações nas regiões de Maravilha, Rio do Sul, Concórdia e Videira, atingindo cerca de 500 pessoas, entre nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar, merendeiras, profissionais da educação e agricultores familiares. Sua equipe também leva assessoria técnica a 44 municípios e desenvolve uma pesquisa sobre a utilização de alimentos orgânicos e da agricultura familiar na alimentação escolar em Santa Catarina.
Mais informações: Com o professor Francisco de Assis Guedes / fguedes@ccs.ufsc.br / (048) 3226-5119.
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Leia outras matérias de pesquisa:
– Técnica pioneira testada na UFSC “silencia” vírus da mancha branca que afeta os camarões
– UFSC desenvolve estudo sobre conservação da araucária e uso sustentável do pinhão
– Tese gera fundamentos para regulamentação do uso da bracatinga, espécie nativa da Mata Atlântica
– Tese comprova potencial do “asfalto de borracha”
– Método de controle da gordura trans desenvolvido na UFSC é premiado
– Projeto do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos valoriza derivados da abóbora
– Estudo traça perfil de jogadores brasileiros que foram para grandes times de outros países
– UFSC constrói centro avançado de petróleo, gás e energia no Sapiens Parque
– Estudo sobre trabalho doméstico recebe menção honrosa no Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
– UFSC amplia estrutura laboratorial para monitoramento de ambientes aquáticos