Editora da UFSC leva novo padrão gráfico e editorial à Bienal do Livro em São Paulo

11/08/2010 10:47

Além de ir para a Bienal, ´Divagações`está à venda no Feirão

Além de ir para a Bienal, ´Divagações`está à venda no Feirão

Com a aposta em um padrão gráfico artístico e uma seleção de autores de reconhecimento sem fronteiras, a Editora da UFSC submete sua nova política editorial ao público da Bienal Nacional Internacional do Livro de São Paulo, que inicia no dia 12 e vai até o dia 22 deste mês, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo. Depois de passar um ano sem participar de eventos desse porte por conta dos custos da exposição, a EdUFSC retorna pelo estande da Liga de Editoras Universitárias, que estreia este ano na Bienal. E até 31 de agosto realiza o seu tradicional Feirão na Praça da Cidadania da UFSC, quando os exemplares das novas e antigas coleções serão oferecidos com até 50% de desconto.

A participação da editora coincide com a excelente repercussão no mercado nacional de ´Divagações`, livro de ensaios do poeta francês Stéphanne Mallarmé; ´Edifício Rogério`, com os Ensaios Críticos I e II, do cineasta catarinense Rogério Sganzerla e de ´Poesia Herege`, do poeta argentino Evaristo Carriego. Todos mereceram alentadas resenhas nos suplementos literários dos principais jornais do país e do Estado. Junto com essas obras, que na Bienal terão lançamento nacional, a editora vai lançar e expor também a nova safra de publicações de peso que incluem Miguel Vale de Almeida, ensaísta e antropólogo português, e Gonçalo Tavares, poeta e romancista também português. São títulos já aguardados e festejados pelo mercado editorial brasileiro, como a Livraria Cultura, de São Paulo, que privilegiou dois livros da editora catarinense no seu estande de entrada: ´Divagações` e ´Edifício Rogério`.

As estantes da EdUFSC integrarão os estandes das editoras universitárias da USP, Universidade de Campinas, Universidade de Brasília e Universidade de Minas Gerais, que se reuniram para criar a Liga das Editoras Universitárias (LEU) com o objetivo de formar uma agremiação alternativa que possibilitasse uma forma mais econômica e eficaz de participar da Bienal. “Conseguimos alugar um espaço por um valor bastante acessível e com isso investir mais dinheiro em livros”, explica Sérgio Medeiros, acrescentando que algumas editoras mantiveram dupla filiação à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e à LEU e que a iniciativa não implica dissidência política.

Um dos mais importantes escritores contemporâneos de Portugal, com obras traduzidas e editados em mais de 20 países, Gonçalo M. Tavares escreveu para a EdUFSC ´Breves Notas`, publicado em forma de livro-estante que reúne vários volumes em uma caixa-presente. A obra foi publicada em parceria com a Editora da Casa, ligada à Design Editora, de Jaraguá do Sul. Também em parceria, desta vez com a editora portuguesa Imprensa de Ciências Sociais, a EdUFSC leva à Bienal ´A Chave do Armário`, livro do professor e deputado português Miguel Vale de Almeida, um dos mais importantes pesquisadores atuais das questões de gênero no mundo, que analisa a união entre gays. Ambas as obras terão lançamento em Florianópolis no mês de agosto: ´Divagações`, de Mallarmé, no dia 12, às 18h30min, na Sala Drummond, do Centro de Comunicação e Expressão, na presença do tradutor Fernando Scheibe e ´Chave do Armário`, durante o Congresso Fazendo Gênero, no dia 25 de setembro, às 19 horas, no auditório do Centro de Cultura e Eventos em Florianópolis.

Na nova política da editora, o critério de seleção para publicação de livros é a relevância e a universalidade e não a procedência geográfica, conforme enfatiza Medeiros. “Estamos dedicando 50% da publicação à excelência do conteúdo independentemente da origem e os outros 50% à pesquisa realizada na universidade”, explica. As séries Didática e Ethica, compostas a partir da produção de pesquisadores da UFSC, também estão sendo valorizadas na Bienal. Estarão lá, por exemplo, ´Introdução à Engenharia`, de Luiz Teixeira do Vale Pereira e Walter Bazzo, ´Estatística Aplicada às Ciências Sociais`, de Pedro Alberto Barbetta e ´Estatística para as ciências agrárias e biológicas com noções de experimentação`, de Dalton Andrade e Paulo Ogliani. E também os recém-lançados: ´Fundamentos de aritmética`, de Hygino H. Domingues, ´Anatomia Sistêmica: uma abordagem direta para o estudante`, de Carla Gabrielli e Juliano Córdova Vargas e ´Atualidade em Hegel`, de Maria de Lourdes Borges.

As novas e velhas publicações compõem o catálogo da Editora que pode ser consultado no site: www.editora.ufsc.br e serão oferecidas com descontos muito vantajosos no Feirão. ´Edifício Rogério`, por exemplo, coletânea de ensaios críticos sobre cultura e cinema, lançada no dia 9 de julho em São Paulo a R$ 69,00, será comercializada a R$ 49,00.

Por Raquel Wandelli/ Jornalista na SeCarte

Informações: EdUFSC – 3721-9408.