Assembleia homenageia 50 anos da UFSC
A sessão especial foi realizada no plenário Osni Régis, da Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Jorginho Mello (PSDB). Foram homenageados também os nove reitores que estiveram à frente da instituição.
Da tribuna, o atual reitor, Alvaro Prata, remontou a 18 de dezembro de 1960, quando sete faculdades isoladas uniram-se para criar a Universidade Federal de Santa Catarina. “Foi pelo trabalho de um grupo de idealistas que, apesar das condições precárias, sentiram-se estimulados a criar uma grande instituição. Dos 847 alunos e 49 docentes iniciais, chegamos ao ano de 2010 com 39 mil alunos e 1.452 docentes”, acrescentou.
Segundo Prata, nos seus 50 anos de história, a UFSC já formou 68 mil profissionais e segue crescendo, com a criação de novos campi em Curitibanos, Joinville e Araranguá. “É um orgulho ver que a instituição colocou como desafio expandir-se para três regiões distintas de Santa Catarina, ao mesmo tempo em que é apontada como a universidade que mais cresceu em qualidade nos últimos três anos”. Para o reitor, a homenagem
recebida é particularmente especial “por partir de uma instituição que representa a o povo de Santa Catarina”.
Jorginho Mello destacou a importância da instituição para o estado. “A UFSC é uma chama viva, uma instituição indutora de desenvolvimento na sociedade catarinense, e é por isso que o Legislativo Catarinense toma a iniciativa de celebrar a passagem dos seus 50 anos”, frisou.
Personalidades homenageadas:
João David Ferreira Lima (representado pelo seu filho, o professor David Ferreira Lima) Idealizador, fundador e primeiro reitor, durante o período de 1961 a1972.
Roberto Mündel de Lacerda (representado pelo seu filho, o professor José Neves de Lacerda) Esteve à frente da universidade no período de 1972 a 1976. Implantou a Imprensa Universitária, criou condições para o desenvolvimento da pesquisa científica e dos cursos de pós-graduação. Deu continuidade à construção do Hospital Universitário e construiu a Biblioteca Universitária. Sua gestão foi marcada pela implantação e consolidação da reforma universitária.
Caspar Erich Stemmer – Reitor da universidade no período de 1976 a 1980. Durante sua gestão diversos cursos foram criados, dentre os quais Arquitetura, Computação, Psicologia, Jornalismo, Nutrição, Engenharia Sanitária, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Produção, assim como o primeiro curso de doutorado da universidade, em Engenharia Mecânica. Em sua gestão foi inaugurado o Hospital Universitário.
Ernani Bayer – Reitor de 1980 a 1984. Criou programas de atendimento aos alunos, com orientação psico-pedagógica e o Núcleo de Estudos Açorianos. Sua gestão marcou também a consolidação do Hospital Universitário e a implantação da Editora da UFSC.
Rodolfo Pinto da Luz – Foi reitor por três períodos, de 1984 a 1988, de 1996 a 2000 e de 2000 a 2004, o primeiro eleito diretamente. Criou a Fundação CERTI, a incubadora empresarial, hoje CELTA e o Projeto Maricultura. De 1996 a 2004 incentivou a educação a distância. Criou a Ouvidoria e a Coordenação de Gestão Ambiental. No ano 2000 foi realizada a primeira Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Bruno Rodolfo Schlemper Junior (Representado por Lisete Felipe Schlemper) – Dirigiu a Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1988 a 1992. Incentivou o Projeto Fortalezas de restauração de patrimônio, transformando as fortalezas da Grande Florianópolis em pólo de atração turística. Criou a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e inaugurou a galeria de artes da UFSC.
Antônio Diomário Queiroz – Esteve à frente da universidade de 1992 a 1996. Revitalizou a Praça da Cidadania, construiu o templo ecumênico e a capela O Bom Samaritano no Hospital Universitário, o Fórum do Centro de Ciências Jurídicas. Ampliou a área do Hospital Universitário, instalou a maternidade, a área odontológica e estendeu o atendimento do hospital para 24 horas.
Lúcio José Botelho – Reitor de 2004 a 2008. Foi precursor do processo de interiorização da universidade, levando-a para Joinville, Curitibanos e Araranguá. Consolidou a educação à distância criando a Secretaria de Educação a Distância. Implantou o curso pré-vestibular da universidade e o programa de ações afirmativas que possibilitou o ingresso à instituição pelo sistema de cotas.
Alvaro Toubes Prata – Atual reitor, à frente da administração desde 2008. Sua gestão tem se destacado pela busca do reconhecimento internacional da universidade. Instalou os campi de Curitibanos, Joinville e Araranguá. Sua gestão tem se destacado pelo aumento significativo das vagas nos cursos de graduação, pela criação de novos cursos e pelo incentivo de intercâmbio de alunos por meio da Secretaria de Relações Internacionais, mantendo convênio com aproximadamente 40 países.
A UFSC em números
Criada em 18 de dezembro de 1960, a UFSC completa 50 anos como a 8ª instituição do Brasil com a o maior número de equipes envolvidas na produção de conhecimento científico e tecnológico nacional, segundo dados do MEC. Atualmente é a primeira universidade federal brasileira no ranking das melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo a Webmetrics Ranking of World Universities.
Está presente em Florianópolis, Joinville, Curitibanos e Araranguá, através de 86 cursos de graduação, 100 cursos de pós-graduação stricto sensu. Atualmente 1452 docentes e 2.800 servidores técnico-administrativos possibilitam o ensino a 25 mil alunos na graduação, 9 mil na pós-graduação, 6 mil no ensino à distância. No vestibular de 2009, 40.153 candidatos disputaram 6.669 vagas oferecidas.
Fonte: Alexandre José Back/Divulgação Alesc.
Fotos: Eduardo Guedes de Oliveira



























