Reunião da SBPC discute perspectivas e desafios relacionados ao mar

22/07/2010 11:13

O mar é a grande vedete da 62ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), programada para o período de 25 a 30 de julho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. Principal evento voltado para a ciência e tecnologia da América Latina, o encontro de 2010 – cujo tema é “Ciências do mar: herança para o futuro” – discutirá não apenas as pesquisas, mas também as perspectivas que esta área apresenta para um país que começa a apostar na exploração sustentável de seus recursos. Os candidatos à presidência da República foram oficialmente convidados pela organização para participarem de uma sessão especial da 62ª. Reunião, marcada para o dia 29. Dois deles já confirmaram presença: Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV).

Fundada em 1948, a SBPC é a mais importante sociedade de amigos da Ciência no país e pauta sua atuação na defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Para o encontro de Natal são esperadas cerca de 20 mil pessoas, além de expositores como o Ministério da Ciência e Tecnologia (com seus 38 institutos de pesquisa), outros ministérios da República, universidades públicas e privadas, ONGs e entidades como o Senai e o Sebrae.

A programação contará com 67 conferências, 62 mesas-redondas, 26 simpósios, 68 minicursos e 20 encontros, além de quatro sessões especiais – sendo que a maioria das atividades (53) versará sobre temas relacionados ao mar. Haverá ainda cinco sessões de pôsteres para apresentação de 5.157 trabalhos científicos e de experiências e práticas de ensino-aprendizagem.

Além da programação científica, serão realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem (203 atividades voltadas para estudantes do ensino básico e para o público infanto-juvenil), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia que reunirá 120 expositores) e da SBPC Cultural (mais de 250 apresentações artísticas regionais). A íntegra da programação está disponível no site www.sbpcnet.org.br/natal/home/

Estão confirmadas as presenças dos ministros Sergio Rezende (Ciência e Tecnologia), Fernando Haddad (Educação), Nelson Jobim (Defesa) e Altemir Gregolin (Pesca e Aquicultura), além do presidente do CNPq, Carlos Alberto Aragão.

Pauta eclética

A comunidade acadêmica, os pesquisadores e o público em geral poderão escolher, dentro da vasta programação, os assuntos de seu interesse, em conferências, mesas-redondas, simpósios e oficinas. Os debates em torno do tema central vão contemplar a qualidade de vida nas comunidades pesqueiras, impactos das mudanças globais em ambientes costeiros, variabilidade climática e o nível do mar, fertilização dos oceanos, aquicultura em ambientes marinhos, urbanização do litoral, diversidade biológica da costa brasileira, deslizamentos submarinos e tsunamis e gestão de unidades de conservação marinhas.

Outros temas de grande interesse estarão nas mesas de debates, como a proliferação nuclear, diretos humanos, mudanças climáticas, saúde ambiental, economia verde, educação infantil, políticas públicas de esporte, doenças emergentes, economia da cultura, solos e meio ambiente e violência doméstica. Também ocupam a pauta o uso de transgênicos e as políticas de cotas nas universidades, além das ações públicas na área da Ciência e Tecnologia.

“Esperamos atrair um grande público, em especial os jovens”, diz João Felipe da Trindade, coordenador da comissão executiva local do 62ª. Reunião Anual da SBPC. “Queremos que eles tenham um contato mais forte com os cientistas para, quem sabe, despertar um maior interesse pela Ciência”.

Participação da UFSC

Como sempre acontece na SBPC, a Universidade Federal de Santa Catarina estará presente com conferencistas, debatedores e oficineiros. Elenor Kunz, do Centro de Desportos (CDS) da UFSC, fará a conferência “Educação física, projeto olímpico e papel social”, no dia 27. O professor Giovani de Lorenzi Pires, do Departamento de Educação Física do CDS, participará da mesa-redonda “Mídia e políticas públicas de esporte”, com colegas de universidades da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O simpósio “Novos direitos terá a presença do professor Aires José Rover, do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC.

Leila Christina Dias, do Departamento de Geociências do CFH, atuará como apresentadora na conferência “Cidades brasileiras: interação com o mar”, com Maria Cristina Leme, da USP. O debate sobre “A urbanização do litoral: formas de apropriação do território” terá a coordenação de Élson Manoel Pereira, também do Departamento de Geociências. Professora do Departamento de Antropologia e autora de livros nessa área, Miriam Pillar Grossi estará na mesa-redonda “Gênero, identidades e sexualidades: políticas e movimentos”.

Docente do Departamento de Ciências Farmacêuticas do CCS, Maique Weber Biavatti tomará parte da mesa-redonda “Biodiversidade e farmacognosia: plantas, microorganismos e animais”. Izete Lehmkuhl Coelho, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, estará na mesa de discussões sobre a “Variação e mudança linguística e ensino da gramática”. Ex-pró-reitor de pesquisa da UFSC e presidente da Sociedade Brasileira de Física, Cesar Zucco, também vinculado à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Santa Catarina (Fapesc), fará a conferência “Ensino, pesquisa e inovação: a Química contribuindo para o desenvolvimento regional”.

Outro representante da UFSC na reunião do SBPC é Boris Juan Carlos Ugarte Stambuk, do Departamento de Bioquímica, que estará numa mesa-redonda sobre o “Etanol de 3ª. Geração”. Adilson José Curtius, do Centro de Ciências Biológicas, participa de discussão acerca dos “Produtos naturais de organismos marinhos: fonte potencial de bioprodutos”.

Antonio Carlos Wolkmer, do Departamento de Direito do CCJ, é o responsável pela conferência “Pluralismo jurídico”, enquanto Thereza Monteiro de Lima, do Departamento de Farmacologia do CCB, participa do simpósio “Produtos naturais no desenvolvimento de fármacos”.

Rubens Onofre Nodari, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias, ministrará, ao lado de Paulo Kageyama, da USP, o minicurso “Biossegurança de organismos transgênicos”, que vai abordar aspectos como leis de biossegurança, princípios de precaução, análise de risco e principais impactos organismos geneticamente modificados (OGMs) na saúde humana e no meio ambiente.